terça-feira, 26 de abril de 2011

Devocional – dia 26 – Misericórdia – Bem aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. Mt. 5.7


Misericórdia, deriva da junção de duas palavras: misere + cordis. A primeira significa ter compaixão de, ou seja, sentir com o coração do outro. É o mesmo que aproximar-se tanto de alguém que sofre e sentir o que ela está sentindo. A segunda palavra cordis, quer dizer coração. Misericórdia então quer dizer: ter compaixão, estar em sintonia, sentir o que o outro sente com o coração.

Também quer dizer: piedade, graça ou perdão concedido por bondade pura, compaixão solícita pela desgraça alheia. É também um atributo de Deus que o leva a perdoar as faltas e os pecados dos homens. E o que seria de nós sem a misericórdia divina? O Senhor tem prazer em nos perdoar, mesmo que tenhamos cometido faltas que aos olhos dos homens seriam imperdoáveis. A misericórdia do Senhor dura para sempre.


O maior exemplo de pessoa misericordiosa que temos é o de Jesus, que morreu em nosso lugar, sendo nós ainda pecadores. Ela não tem limite. Não se pode mensurar. Que possamos ser misericordiosos com nossos irmãos, sentir com o nosso coração o sofrimento do outro, assim como Deus teve misericórdia de nós e enviou seu único Filho para que morresse por nossos pecados. “Misericordioso e piedoso é o Senhor; longânimo e grande em benignidade. Não repreenderá perpetuamente, nem para sempre conservará a sua ira. Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos retribuiu segundo as nossas iniqüidades.” Sl. 103.8.9-10.


Ao Senhor honra e glória!

Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics