domingo, 24 de abril de 2011

Devocional Diário – dia 24 – Justiça.



            A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade.” Sl 119.142.

Segundo o dicionário justiça é o mesmo que: equidade, bondade, prática e exercício do que é direito. Retidão. 


A justiça é a firme e constante vontade de dar aos outros o que lhes é devido. Ela deve ser colocada em prática sempre. Quando assinamos um contrato com alguém, por justiça devemos cumprir esse contrato. Se pedirmos emprestado algum objeto a alguém, devemos devolvê-lo no tempo estipulado e em perfeito estado. Quando compramos algo, é justo que paguemos por ele. É a justiça que forma as bases do sétimo, oitavo e do décimo mandamento da Lei de Deus. Não devemos furtar, levantar falso e nem cobiçar as coisas alheias, porque isso fere a virtude da justiça. Ela é uma virtude moral. Ela regula nossa convivência, possibilita o bem comum, defende a dignidade humana, respeita os direitos humanos. “Dela brota a paz e o primeiro passo do amor é a justiça, porque amar é querer o bem do outro.” (Brandes Orlando).
            “Ele terá prazer em obedecer ao Senhor. Ele não julgará pela aparência, nem com base no que ouviu, mas fará justiça aos necessitados e defenderá aos pobres. Com sua palavra como se fosse um cajado ferirá a terra; e matará o perverso com um sopro de sua boca.” Is. 11.3-4 Se quisermos um tratamento justo, devemos agir com justiça e equidade com os outros. Não devemos julgar os outros, só pela aparência. Somente Jesus Cristo pode ser perfeitamente justo em seu julgamento. Devemos deixar de lado o egoísmo e tratar a todos com justiça.
            Se quisermos ser tratados com justiça devemos tratar aos outros com a mesma justiça que gostaríamos que nos tratassem. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos.” Mt. 5-6.



Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics