sexta-feira, 29 de abril de 2011

Devocional Diário – dia 29 – Paz

O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.
O versículo acima fala de bênção.  A bênção era uma forma de pedir o favor de Deus sobre as pessoas.  E, especificamente a bênção do texto acima nos deseja a paz. Paz significa: quietação de ânimo, sossego, ausência de guerra, boa harmonia, paciência, tranquilidade da alma.

Quando temos paz, na verdade possuímos tudo, nada com paz é tudo, e tudo sem paz é nada, sem paz não há sossego, não há entendimento entre as pessoas. Sem paz podemos perder a saúde. O Apóstolo Paulo em sua carta ao povo de Filipos, diz: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.” Fl.4-6-7.

Quando Paulo diz que não devemos andar inquietos com coisa alguma, ele está nos dizendo que estar inquietos, significa não ter paz, pois a paz é traduzida como quietação de ânimo ou tranquilidade da alma, que é o contrário de andar inquieto.

Paulo nos exorta a não nos preocuparmos com nada. Isso parece impossível não é mesmo? Mas ele deixa bem claro que é possível, basta que transformemos   nossas preocupações em oração, e só aí nós poderemos usufruir da paz de Cristo, a que excede todo o entendimento.

A paz e a paciência andam juntas e de mãos dadas. Sem paciência eu não posso ter paz, nem doméstica, nem no trabalho, na igreja, entre amigos e na sociedade. Uma depende da outra. Não posso ter paz se não tenho paciência, e sem paciência não tenho paz. Para ter e entender a paz que excede todo o entendimento que o Apóstolo Paulo relata em Filipenses 4.7, temos que crer que a paz de Deus ultrapassa a compreensão intelectual. Não se pode compará-la com o pensamento positivo nem com os bons sentimentos, ela vem de sabermos que Deus está no controle de todas as coisas e assim ficamos livres de toda ansiedade.


A paz que excede todo o entendimento é a duradoura paz. Ela é diferente da paz do mundo, normalmente definida como ausência de conflitos. A paz de Cristo é uma certeza de segurança em qualquer circunstância; se a temos não precisamos temer o presente nem o futuro.


“Você não precisa ter medo porque eu sou o seu Deus. Eu lhe darei forças; eu vou ajudar e manter você em pé, firme, com a minha vitoriosa mão direita.” Is. 41-10. Que possamos confiar em nosso Deus, pois Ele nunca se esquece de nós e nos dá a paz que excede todo o entendimento.


Ao Senhor honra e glória!
           





Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics