sábado, 30 de abril de 2011

Devocional Diário – dia 30 – Quietude.

"O meu povo habitará em morada de paz, e em moradas
bem seguras, e em lugares quietos de descanso."
O contrário de quietude é a inquietude, ou inquietação. Paulo em sua carta ao povo de Filipos os exorta a que não andem inquietos. Quietude significa paz, sossego, bem-estar, tranquilidade do corpo e do espírito, silêncio.

Não deveríamos temer coisa alguma porque temos o nosso Deus, que é um Deus de justiça e misericórdia. Desde o Antigo Testamento Deus nos convida a descansarmos n’Ele a ficarmos quietos e tranquilos. “Porque assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: Voltando e descansando sereis salvos; no sossego e na confiança estaria a vossa força, mas não quisestes.” Is.30-15.


Desde os mais remotos tempos o homem segue desobedecendo a Deus, não se preocupando com o seu descanso, com o lazer, com as reuniões familiares, com a quietude. O homem se afasta cada vez mais do que é natural, bom e agradável para ele e também para Deus. Não adianta procuramos fora de nós mesmos a tranqüilidade e a quietude. Ela está dentro de nós e nos é dada por Deus. Somente Deus pode nos dar o que necessitamos e devemos pedir e esperar com confiança e sossegadamente.


Estarmos quietos e em silêncio nos traz saúde. “Aqueles que conservam a sua paz interior em meio ao tumulto da vida moderna estão imunizados contra as doenças nervosas.” (Aléxis Carrel – médico). E o Talmude nos diz que: “O silêncio é a cerca construída em redor da sabedoria.” Um autor anônimo: “O recolhimento é para a alma o que o sono é para o corpo: repousa e revigora.” Inácio Larranäga, diz que: “Hoje em dia o homem não sabe o que fazer com o silêncio.” Todas as afirmativas são verdadeiras. Para termos saúde física, espiritual e mental, devemos nos dedicar mais ao silêncio e a quietude da oração fervorosa dedicada a Deus, àquele que nos criou e nos provê de tudo o que necessitamos. O Senhor é quem nos dá a força necessária para enfrentarmos as dificuldades. Devemos colocar de lado nossos planos bem ordenados, e permitir que Ele aja conforme a sua vontade. Para isso, devemos estar treinados na arte da quietude e do silêncio. “O meu povo habitará em morada de paz, e em moradas bem seguras, e em lugares quietos de descanso, ainda que uma chuva de pedra destrua o bosque, e a cidade seja inteiramente abatida.” Is. 32.18-19. Aquiete-se, e descanse nas promessas do Senhor.


Soli Deo Glória!
Glória somente a Deus!


Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics