domingo, 1 de maio de 2011

Devocional Diário – dia 01 – Respeito

O temor do Senhor é princípio da sabedoria.
Estudar o português, o idioma falado no Brasil, é um tanto quanto difícil devido a grande complexidade da língua. Outros idiomas, às vezes se tornam mais fáceis, por serem menos complexos. Mas porque estamos falando de línguas e idiomas quando deveríamos estar falando sobre o Respeito? Justamente por estarmos falando sobre esse assunto, resolvemos explicar a dificuldade de se aprender o idioma português pelas diversas aplicações que uma mesma palavra pode ter.

Segundo o dicionário, respeito quer dizer: Sentimento que nos impede de fazer ou dizer coisas desagradáveis a alguém, apreço, consideração, obediência, submissão, temor, medo. E temor o que significa? Medo acompanhado de respeito; Temor de Deus, sentimento de respeito ou reverência.

Acabamos de ver que uma mesma palavra serve para duas coisas: Respeito = temor = medo = reverência = obediência. Observaram que difícil? Mas o que a Bíblia quer dizer quando fala em “temer a Deus?” Será que Deus se agradaria de quem tem medo dele? Provavelmente não. Deus se agrada de quem o respeita de todo o coração, pois Ele é digno de todo o respeito. Em Êxodo 3-5, Deus diz a Moisés: “Não se aproxime, tire as sandálias, pois você está pisando em terra santa.” Moisés obedeceu em respeito ao Senhor, o Deus de Israel. Moisés não teve medo, ele respeitou. Devemos respeitar a todos, as autoridades, aos idosos, governos. Porém acima de tudo devemos respeitar ao nosso Criador.

Temer ao Senhor é reconhecer os atributos de Deus. Ele é Santo, Todo-Poderoso, Justo, Puro, Onisciente, Onipotente, Onipresente, e a fonte de toda a sabedoria. Quando nos conscientizamos que somos pecadores, fracos, imperfeitos e reconhecermos quem é Deus e o que Ele representa para nós, cairemos aos seus pés com humildade e respeito (temor), pois somente Ele pode nos mostrar qual o caminho a seguir, ou seja o Seu caminho, que santo e perfeito.

O Senhor oferece sua íntima e duradoura comunhão aos que o honram, reverenciam e os que têm por Ele a mais alta consideração. Nosso relacionamento e amizade com Deus aumentará cada vez mais, à medida que o reverenciarmos, o honrarmos e o temermos (respeitarmos).“Qual é o homem que teme ao Senhor? Ele o ensinará no caminho que deve escolher.A sua alma pousará no bem, e sua descendência herdará a terra.”Sl.25.12-1

Nunca se esqueçam de que um dos requisitos de Deus é que o temamos, o que ao mesmo tempo quer dizer, respeitá-lo e reverenciá-lo. Podemos ver isso em Deuteronômio 10.12-13: “E agora, ó Israel, o que é que o Senhor, o seu Deus, requer de você? Somente isto: que respeite o Senhor, o seu Deus, que ande em todos os seus caminhos, que ame e sirva ao Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração e de toda a sua alma, guardando os mandamentos do Senhor e as suas leis que hoje ordeno a você para o seu bem.” Exorto a todos, que respeitem ao Senhor, pois Ele é o mesmo Deus que sarava, e ao mesmo tempo castigava. Ele continua sarando e repreendendo os que não o temem. “O temor do Senhor é a fonte de vida, para desviar dos laços da morte, aquele que o tem ficará satisfeito, e não o visitará mal nenhum.” Pv. 14.27-19-23.

Ao Senhor Honra e Glória!

Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics