segunda-feira, 2 de maio de 2011

Devocional Diário – dia 02 – Sabedoria

Para ser sábios precisamos temer o Senhor! Ele dá compreensão aos que cumprem os seus mandamentos. Que o Senhor seja louvado eternamente.
Salmo 111-10.

Devemos buscar a sabedoria que vem do alto. O Senhor nos dá através do Espírito Santo esse dom, basta que o busquemos sem cessar. Nos dias de hoje percebemos que cada vez mais as pessoas precisam receber de nós palavras de sabedoria, aquelas que vêm diretamente de Deus. Existe uma grande necessidade do ser humano com relação a isso. Paulo em sua primeira carta ao povo de Corinto fala: “A um o Espírito concede a palavra de sabedoria; a outro a palavra do conhecimento, e este dom vem do mesmo Espírito.” I Co. 12-8.  

O dom da sabedoria, é promessa do Senhor a quem o buscar, “porque eu lhes darei as palavras adequadas e a sabedoria que nenhum dos seus inimigos será capaz de resistir ou contradizer.” Lc. 21-15. 

A sabedoria não se refere somente ao conhecimento, mas também a habilidade de tomar decisões sábias em ocasiões difíceis. Sempre que precisarmos de sabedoria podemos orar a Deus, e Ele generosamente proverá aquilo que precisamos, de acordo com o que necessitarmos. Não devemos ficar tateando no escuro, esperando encontrar inesperadamente as respostas. Podemos e devemos pedir a sabedoria de Deus para dirigir as nossas escolhas.

Ela começa com o respeito a Deus, isso nos conduz a um viver correto, o que resulta em uma habilidade aumentada para dizer o que é certo ou errado. O Senhor está sempre disposto a nos dar essa sabedoria, porém seremos incapazes de recebê-la se agirmos com propósitos egoístas e não estivermos centrados em Deus. Devemos fazer a sua vontade e pedir que Ele nos ensine a obedecer a Sua Palavra. “O justo sempre fala com sabedoria e sempre dá bons conselhos porque obedece de coração à Lei do seu Deus; por isso, seus passos são firmes e seguros.” Sl 37.30-31.
Em termos de dicionário, sabedoria que dizer: Grande soma de conhecimentos, aplicação inteligente dos conhecimentos. Juízo, bom senso, razão retidão. Teologicamente falando é o conhecimento inspirado das coisas divinas e humanas.

Concluindo: A sabedoria oculta de Deus pode nos ser dada, porém ela só pode ser discernida quando Deus dá ao homem a direção e a ajuda do Espírito Santo. Nós não recebemos o Espírito do mundo, mas o Espírito enviado por Deus para que possamos entender os admiráveis dons de graça e bênção concedidos pelo Senhor a nós. "Se quiserem saber o que Deus quer que vocês façam, perguntem-lhe, e ele alegremente lhes dirá, pois está sempre pronto a dar uma farta provisão de sabedoria a todos os que lhe pedem.” Tg.1-5. Perceberam como é fácil? Perguntem diretamente ao Senhor.

Deus os abençoe.



Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics