terça-feira, 3 de maio de 2011

Devocional Diário – dia 03 – Temperança.

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, temperança...


Agir com Temperança deveria ser projeto de vida para todo cristão. Temperança quer dizer: Hábito de moderar os apetites sensuais, ou desejos. Contenção ou autocontrole, especialmente contendo os próprios impulsos com o objetivo de alcançar fins mais elevados.


A temperança advém da obra do Espírito no crente, deve ser buscada com fervor e, é de fundamental importância em qualquer ministério que venhamos a desenvolver, pois: “O servo do Senhor não deve ser dado a discussões e brigas; deve ser amável para com todos e um mestre paciente. Seja humilde quando estiver procurando corrigir aqueles que se opõem à verdade. Porque se você lhe falar com brandura e mansidão, é mais provável que eles, com a ajuda de Deus, abandonem suas idéias e creiam na verdade.” II Tm 2.24-26.


O conselho do Apóstolo Paulo a Timóteo em sua segunda carta serve para todos nós, principalmente para aqueles que ensinam a Palavra. Devemos ser brandos, e generosos, ou seja, devemos agir com moderação. Devemos explicar a verdade com paciência e cortesia.
A Temperança também está relacionada com as concupiscências da carne, (expressão usada para expressar os desejos malignos e lascivos que assediam os homens caídos.) “Portanto, fora com as coisas pecaminosas e terrenas: a imoralidade sexual, a impureza, a paixão, os desejos vergonhosos, e a ganância, pois ela é idolatria. A ira terrível de Deus está sobre aqueles que vivem em desobediência. Vocês costumavam fazê-las quando sua vida ainda era parte deste mundo; entretanto, agora é o momento de arrancar e lançar fora todas estas coisas: ira, ódio, maldade, blasfêmia, e palavras obscenas.” Cl. 3-5-8. 


Ela também é necessária em nossa vida diária, pois se não agirmos com moderação com os nossos familiares, podemos tornar nossa vida familiar difícil.


O trabalho também exige moderação e autocontrole de nossas tendências carnais. Só o temor de Deus nos leva a evitar todo abuso de nossas tendências humanas tais como a gula, a embriaguez, a sensualidade no vestir, em nossas atitudes, etc. Se conseguirmos nos controlar, isso equivale a um aperfeiçoamento da virtude da Temperança e conseqüentemente nos aproximamos mais de Deus. Só o Espírito Santo de Deus pode nos ajudar no aperfeiçoamento de Seus dons e também a vencermos nossas tendências carnais. Devemos orar sempre e pedir a Deus o direcionamento para nossas vidas. A nossa velha natureza rebelde deveria ter sido morta juntamente com Cristo. Ao ressuscitar, Cristo nos trouxe uma nova vida livre de tudo o que praticávamos no passado. Essa deveria ser a seqüência dos fatos após a morte de Jesus. Porque não deixamos nossa natureza pecaminosa de lado? Peçamos ao Espírito Santo de Deus que possamos entender todo o processo da morte de Jesus Cristo na cruz do calvário. Que possamos ser tocados profundamente em nosso coração, para que a temperança nos domine e assim, sejam dominadas todas as tendências nocivas do velho homem em nós.
Ao Senhor toda glória.

Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics