terça-feira, 3 de maio de 2011

Devocional Diário – dia 03 – Unção

O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me para curar os quebrantados do coração. Lc. 4-18.


Mas o que vem a ser essa tão famosa unção? Uns tem mais, outros menos. É sempre a mesma discussão nas igrejas do Senhor Jesus. Fulano tem oração forte, porque tem mais unção, e o outro a oração é fraca, pois ele não tem unção.

Não existem orações fortes ou fracas. Existe oração, e um cristão disposto a orar com unção ao Senhor para obter as graças que ele ou a pessoa pela qual ele está orando esteja necessitando.

Na verdade, a unção é o ato ou efeito de untar, com uma substância oleosa qualquer parte do corpo. É traduzida também como sentimento piedoso que se apodera dos corações bem formados, consagração.

Biblicamente falando, a unção fazia parte da cerimônia de consagração dos sacerdotes dos reis e às vezes dos profetas. A unção separava o objeto ou a pessoa para um serviço especial a Deus, tornando-se desta forma sagrado e intocável, como está escrito em I Sm.24-6 e 26-9. Significa também derramar óleo sobre algo. É usado para cura ou consagração ao ofício religioso, em casamentos ou funerais; é um compromisso com Deus. Era associada ao derramamento do Espírito do Senhor. Dessa forma os escritores do Novo Testamento afirmam que a unção dota o cristão de poder espiritual e entendimento. I Jo. 2.20-27. Somente no Novo Testamento a unção passou a ser associada a Cristo e com aqueles que são as testemunhas cristãs, que proclamarão o Evangelho. “E expulsavam muitos demônios, e ungiam muitos enfermos com óleo, e os curavam.” Mc. 6-13.

Como já vimos à unção com óleo santo tem diversas aplicações. Hoje podemos dizer que um cristão ungido, não é o que teve óleo derramado em sua cabeça ou em seu corpo. A unção do cristão vem diretamente do Espírito Santo de Deus e para isso basta que nos aproximemos mais do Senhor, que busquemos a unção que vem diretamente do Trono de Deus. É fácil? Não é fácil. Mas totalmente possível. O Senhor quer que sejamos santos assim como Ele é Santo, quer que sejamos perfeitos, assim como é perfeito o Seu Filho Jesus Cristo. Temos que ter uma fé pessoal n’Ele, pois só assim seremos ungidos para: “pregar boas-novas aos mansos; restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos." Is.61-1. Que possamos todos buscar a unção do Senhor, porém devemos saber que junto com isso vem à responsabilidade de ser identificado como servo fiel. Deixemos que as outras pessoas saibam que nós somos ungidos do Senhor, que pertencemos a Ele, para isso devemos buscar incessantemente.

Honra e glória ao Senhor!

Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics