quarta-feira, 11 de maio de 2011

Obesidade Moral


Quantos quilos você está pesando no momento? Está acima do peso ou é só sobrepeso? Obesidade mórbida? Tudo isso tem solução. Hoje a medicina e a nutrição dispõem de muitos métodos para eliminarmos as gorduras indesejáveis que podem nos levar a ter um infarto ou um derrame, e até a morte. Existe uma infinidade de problemas de saúde que estão relacionados à obesidade.

A Palavra de Deus nos diz: “Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz a perdição, e são muitos os que entram por ela)”. Mt.7-13. E também: “Respondeu-lhes: Esforçai-vos por entrar na porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.” Mc. 13-24. A porta a que Jesus se refere não está relacionada ao tamanho da pessoa, pois na eternidade não existirão gordos ou magros, Jesus está se referindo a obesidade moral, ou seja, o conjunto de coisas relacionadas à nossa moral e virtudes. Não poderemos adentrar a porta se estivermos carregando uma pesada mochila de iniqüidades.

Com relação  obesidade física, como já dissemos, a medicina e a nutrição possuem diversos recursos que podem nos ajudar a perder peso e recuperarmos o peso ideal e a nossa saúde. Mas e a obesidade moral, a gordura das coisas erradas cometidas por nós ao longo de nossas vidas? Como estamos agora, depois de nosso novo nascimento? Continuamos gordinhos de pecados, ou servir ao Senhor, nos transformou em pessoas esbeltas? Precisamos nos despojar do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano. Ef. 4-22.

Não podemos nos deixar engordar com os pecados que cometemos, achando que não são pecados, pois a Palavra é bem clara: “pois todos estes não herdarão o reino de Deus, os que tais coisas praticam. Gl.5-21. Paulo em sua carta aos Coríntios descreve bem a obesidade moral: “Temo, pois, que, indo ter convosco, não vos encontre na forma (gordos de pecados ou esbeltos, livres de pecado) em que vos quero, e que também vós me acheis diferente do que esperáveis, e que haja entre vós contendas, invejas, iras, porfias, (divergências, disputas, separações), detrações (calúnias, difamações, maledicência), intrigas, orgulho e tumultos.” II Co. 12-20.

Paulo escreveu com severidade, esperando que o povo de Corinto endireitasse suas vidas antes que ele chegasse para visitá-los. Ele queria que aquele povo vivesse de uma forma diferente dos incrédulos, que se deixavam influenciar pelos perversos pecadores. Pedro em sua carta nos exorta a: “nos despojarmos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências. I Pe. 2-1. Tudo o que precisamos para adquirirmos a esbelteza moral e deixarmos de ser moralmente obesos está na Palavra de Deus, basta que somente a sigamos. Dessa maneira, conseguiremos adentrar a porta estreita que nos levará diretamente à Jesus Cristo, e definitivamente terá valido a pena o Seu sacrifício por nós.

Ao Senhor Honra e glória para sempre!

Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics