domingo, 15 de maio de 2011

A semelhança do ser humano com os pássaros.


Se ficarmos observando um jardim e os diversos animais que por lá aparecem, descobriremos o que é meditação. As imagens que vemos, levam-nos a pensar e a meditar na criação do mundo, e como Deus é infinitamente bom e cuidadoso com tudo o que criou. Desde os seres irracionais, as plantas, e acima de tudo com os homens.

Observando um pássaro pousado em galhos secos, descobrimos como eles se movem com rapidez, saltam de um galho para outro, despreocupados com o mundo, e sem cair. Conseguem saltar por minutos sem uma queda sequer. Do mesmo modo, nós seres humanos muitas vezes saltamos de galho em galho, e ao contrário dos pássaros, caímos, nos machucamos, ficamos escoriados, choramos e não aprendemos que esse tipo de atividade é para os pássaros que possuem asas para não caírem dos galhos da vida. Nós, apesar de racionais nos esquecemos disso, e voltamos a nos machucar novamente num ciclo de autodestruição. Sabemos que não devemos saltar de galho em galho, precisamos de um ninho fixo para descansarmos e vivermos nossos dias. Mesmo com tantas quedas, às vezes nos esquecemos de como foi a primeira, a segunda, e aí resolvemos experimentar a terceira, a quarta, até que descobrimos que precisamos nos apoiar em troncos fortes, e não em galhos finos que não conseguem nos sustentar.

Esse tronco forte, ou rocha forte se chama Jesus. E a semelhança dos pássaros, precisamos de um amparo para que possamos viver com tranqüilidade. Só que não temos asas para voar, mas insistimos em voar sem elas, sem proteção, e terminamos nos machucando com força, e com isso nos fragilizamos cada vez mais. Jesus está disponível para todos. Basta aceitá-lo como Senhor de sua vida. A partir daí, não mais estaremos saltando de um galho para o outro como pássaros sem dono, pois: “O Senhor é a minha fortaleza segura, uma torre forte contra o inimigo. Viverei para sempre na sua presença e sempre procurarei abrigo debaixo das suas asas.” “O Senhor é uma fortaleza segura; nele os justos encontrarão proteção e segurança.” Sl 61-3 – Pv 18-10. Que possamos ser como os pássaros que vão e voltam para seus ninhos e não como àqueles que se enredam em laços estranhos e ficam prisioneiros. Não nos deixemos prender em laços traiçoeiros, nem no tempo da calamidade nem dos infortúnios, pois o Senhor é conosco. Ec 9-12.

Toda honra e toda glória somente à Deus!



Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics