sábado, 14 de maio de 2011

Você é um sobrevivente, ou uma vítima do que lhe acontece?

O meu jugo é suave e meu fardo leve. (Jesus Cristo).



Todos os dias somos vítimas de abusos, sejam eles pequenos ou grandes, de crimes e de violência todos os dias. Deparamo-nos com essa situação quando ligamos a televisão, ou lemos os jornais e revistas. Normalmente, quando nossa autoimagem não é boa, nossa tendência é nos sentirmos culpados por tudo. Carregamos um peso enorme em nossos ombros, às vezes nos culpamos até pelo que não fizemos. Um exemplo disso é quando em casos de estupro a vítima começa a imaginar que pode ter provocado de alguma forma o estuprador. Isso não é verdade. O estuprador é um doente, e quando quer violentar alguém, não leva em conta se houve provocação ou não. Ele escolhe suas vítimas de acordo com a sua vulnerabilidade.

É importantíssimo, parar de se culpar pelo que aconteceu e tomar consciência de que ter sido vítima não foi sua culpa, mas continuar sentindo-se vítima é. Devemos procurar sair de qualquer situação traumatizante como uma pessoa que sobreviveu e não continuar sendo vítima. Para isso precisamos contar com a ajuda de Deus e de seu Santo Espírito, para termos o discernimento e reagirmos de forma positiva a qualquer tipo de violência que venhamos a enfrentar.

Os sobreviventes são pessoas que sabem que podem pensar e agir diferente das demais pessoas que continuam a se considerar vítimas. Apesar das dificuldades e do sofrimento que a violência causou, conseguem se sentir apoiadas e ajudadas por Deus. As vítimas por sua vez, se sentem derrotadas, infelizes e acham que nunca mais poderão ser as mesmas pessoas. Está aí um exemplo de pessoas que não confiam no amor de Deus, acho que por terem sua autoimagem em baixa, e não gostarem de si mesmas, e outros problemas de ordem comportamental que só mesmo um especialista em saúde mental e acima de tudo Deus, poderão resolver.

Daí a importância de terem um acompanhamento com um terapeuta cristão, para levá-la de volta aos caminhos do Senhor, e também corrigir os problemas que os afligem.

Para nos sentirmos como sobreviventes e não como vítimas, precisamos da cooperação de outros, para que tenhamos forças e não entrarmos em depressão, ou nos sentirmos fracassadas. Pedir ajuda, não é um fracasso, nos sentirmos como vítimas sim, isso é um fracasso. A ajuda de pessoas capacitadas e de Deus nos farão voltar à vida novamente e a não temermos o futuro, e assim, desfrutar a vida com plenitude.

Deus nunca nos abandona em nossos sofrimentos, Ele nos capacita a sair do estado de vítimas e nos auxilia a sermos sobreviventes. Sem Deus, isso será muito difícil de acontecer. O que vemos são pessoas que continuam se sentindo vítimas de traumas que aconteceram há muito tempo atrás. E você quer continuar sendo vítima ou deseja ser uma sobrevivente guiada pelo Espírito Santo? Temos poder suficiente que nos é dado diretamente por Deus para sobrepujarmos todas as dificuldades e transformá-las apenas em uma experiência ruim, e a partir daí evitarmos situações semelhantes.

Como podemos conseguir isso? Através de um pedido de socorro a Deus em oração, as pessoas que nos amam e se for necessário ajuda especializada. Com certeza seremos sobreviventes em Cristo Jesus. "Levem o meu jugo e deixem que eu lhes ensine; porque eu sou manso e humilde de  coração, e vocês acharão descanso para suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu ensino é leve." Mt.11.29-30.

Toda honra e toda glória somente a ti Senhor!


Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics