domingo, 12 de junho de 2011

As hortênsias e o casamento. Uma analogia.



A hortênsia é uma planta originária da China e do Japão. Seu cultivo é recomendado para os climas frios.
Ela precisa de um solo bem drenado e rico em nutrição orgânica.
Para que floresça com saúde, há que se cuidar muito de sua alimentação, oferecendo-a nutrientes de primeira qualidade. Precisa ser regada regularmente, pois o solo deve estar sempre úmido, porém sem exageros, para que a planta não se afogue. Precisa de luz solar algumas horas por dia, e não se deve podá-la drasticamente, e sim levemente, após o término da floração. Elas gostam de sombra e água fresca.
São graciosas, e encantadoras. Mas não sobreviveriam sem todos os cuidados dos quais já falamos. Assim também é o casamento. Ele precisa de muitos, muitos cuidados. 
Assim, como as hortênsias, para que um casamento se mantenha em nível de excelência é preciso muita paciência e amor. Assim como as flores precisam de água, sombra e nutrientes para sobreviverem, a união de duas pessoas também precisa de nutrientes construtores para que não desmorone.

Os dois cônjuges precisam de sombra, água fresca, sol, chuva, momentos de lazer, paz, compreensão, e acima de tudo muito amor para que sobrevivam as intempéries que sobrevêm sobre eles, em diversas ocasiões. “Para compreender é necessário amar”. (Tournier, pg. 24. Para melhor compreender-se no casamento).
Se não houver compreensão entendimento sobre todas as necessidades que precisam ser supridas, infelizmente, ele não dura. Necessita-se também, muita comunicação, afeto, carinho, muitas concessões e muita oração de ambas as partes para que haja paz no casamento. “É preciso compreender-se para ajudar-se mutuamente” (Tournier, pg. 41).
 A Palavra de Deus também é de vital importância em um relacionamento. Ambos devem ler diariamente o que o Senhor tem a nos dizer, através dos ensinamentos que Ele nos deixou.

Precisamos nutrir as “hortênsias” (casamento) de nosso quintal para que não surja a tentação de olhar as “hortênsias” do outro lado da cerca. “De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.” Mt 19-6.
Toda honra e toda glória sejam dadas ao Senhor Jesus!

Um comentário:

Stylosophy | Lisi disse...

Gostei, vou ler várias vezes. Era esse texto que eu falava. O ultimo paragrafo...muito legal.
Bjins.

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics