quarta-feira, 8 de junho de 2011

Dar a outra face. Isso se aplica nos dias de hoje? Resposta Parte 1.



Jesus nos ensinou quando aqui esteve o que realmente é dar a outra face. Esse ato é um símbolo de maturidade espiritual. Quem já aumentou, mesmo que um pouco sua estatura diante de Deus é capaz de dar a outra face. O perdão, quando concedido de coração a quem nos feriu tem essa característica.
José foi capaz de dar a outra face, quando perdoou seus irmãos infiéis e invejosos. Quando fazemos isso, estamos realizando um tratamento em nossa alma e consequentemente estamos nos prevenindo de diversos males que poderão estar nos atingindo futuramente, em nível de corpo, alma e espírito.
Darmos a outra face não é sinal de fraqueza, é sinal de inteligência emocional, e autocuidado. É procurar manter a paz interior em um nível alto, é compreender o irmão em sua totalidade  no momento que liberamos o perdão.  Dar a outra face não é um ato de covardia, e sim de compreensão, em saber o que levou o outro a ser tão agressivo.
A primeira reação de nós pecadores é retribuir o sofrimento com sofrimento, aflição com aflição. O “olho por olho”, “dente por dente” às vezes fala mais alto em nossos corações. Só que essa atitude nos  leva  para muito longe de Deus. Não devemos nos convencer que não somos capazes de perdoar e consequentemente darmos a outra face, pelo contrário devemos ter a certeza que vamos conseguir.
Não dar a outra face é agir com vingança, e isso nos leva a praticar atos que depois vamos nos arrepender. Não devemos ser vingativos. Não dar a outra face tem a ver com o orgulho e com a vaidade. Orgulho + vaidade = egoísmo.
 Continua no próximo post.

Um comentário:

Stylosophy | Lisi disse...

Muito bom. Precisamos de tratamento para ser capaz disso.
Bjins.

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics