quinta-feira, 9 de junho de 2011

Dar a outra face. Isso se aplica nos dias de hoje? Resposta parte 2.



Continuando o nosso post vamos falar agora sobre o princípio da não violência, ou da não agressão, e a relação que existe com o dar a outra face.

Existe uma pessoa muito especial que primou por esses princípios, apesar de não ser cristão. Mahatma Gandhi era adepto da não violência e dessa forma conseguiu a independência da Índia. Usando somente as palavras, sem nunca revidar, foi agredido, e maltratado. Gandhi nunca partiu para a violência em todo o processo de negociações. Esse é um bom exemplo de quem deu a outra face.

Jesus também nunca usou de violência com ninguém. Todo o tempo Ele usava de histórias para conversar com todos até mesmo os que o agrediam.

Paulo em suas cartas também exortava a todos, principalmente seus discípulos a não usarem de violência com ninguém. Em sua carta a Timóteo ele diz: “Eu digo novamente: Não se deixe envolver em discussões tolas que só perturbam as pessoas e acabam em brigas.” “O servo do Senhor não deve ser dado a discussões e brigas; deve ser amável para com todos e um mestre paciente. Seja humilde quando estiver procurando corrigir aqueles que se opõem à verdade. Porque se você lhes falar com brandura e mansidão; é mais provável que eles, com a ajuda de Deus, abandonem suas idéias e creiam na verdade.” II Tm 2.23-25.

Eis as palavras mágicas: humildade, mansidão e brandura. É dessa forma que os filhos de Deus devem agir com o semelhante. Não é gritando mais alto que vamos ganhar discussões. Agir dessa forma só nos leva a mais brigas o que pode culminar até em morte.

Quando usamos o princípio da não violência, estamos desarmando o outro que está contra nós. Sempre que damos a outra face, mostramos ao outro o que somos e a que viemos. Não é agindo da mesma forma que o violento, que mostraremos superioridade, ao contrário, só demonstraremos insegurança.

Quando alguém tenta nos agredir, seja física ou verbalmente, devemos demonstrar brandura, mansidão, paciência e entendimento. Devemos acolher o outro, que em sua insanidade, deseja a vingança através da violência. Demonstrando amor, teremos amor, demonstrando vingança e ira só obteremos ódio do outro. Não há dúvida de que isso é extremamente difícil, principalmente por todos os sentimentos que nós carregamos dentro de nós tais como: orgulho, soberba, excesso de superioridade, enfim, existem muitos sentimentos que carregamos que são opostos ao princípio da não violência. Como poderemos resolver essa questão?

Continua no outro post.

Um comentário:

Stylosophy | Lisi disse...

E lutar contra o sentimento de que devo me fazer importante, me fazer ouvir e respeitar...realmente é difícil saber o limite entre a mansidão e o chamado "sangue de barata",
Bjins.

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics