terça-feira, 12 de julho de 2011

O olhar amoroso de Deus.


            É triste, observarmos como algumas pessoas olham para outras discriminando. Tentam descobrir quem são essas pessoas, como são, externamente falando, querem saber se possuem bens, dinheiro ou coisas materiais, e até mesmo a sua índole, através das roupas e outras coisas externas. Um dos piores julgamentos é o que se faz observando o exterior do ser humano. A possibilidade de erro é imensa.
            “Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.” I Sm 16-7.
             Samuel quando viu Eliabe, filho de Jessé, achou que era ele o escolhido pelo SENHOR, para ser coroado rei, em lugar de Saul, o rei escolhido segundo o coração do povo. Porém, o SENHOR já tinha o escolhido o rei segundo o Seu coração.
            O escolhido não era Eliabe, e sim, Davi o filho mais novo de Jessé, que pastoreava as ovelhas do pai. 
O Senhor redarguiu Samuel dizendo que aquele não era o escolhido. Pediu que Samuel não julgasse o homem pela aparência ou sua estatura, pois Ele o Senhor não via a aparência exterior, e sim examinava os pensamentos e as intenções do coração. Dessa forma nenhum filho de Jessé dos que estavam na casa foi escolhido. O filho mais novo que apascentava as ovelhas do pai era o rei escolhido segundo o coração de Deus.
O julgamento do homem é feito através das aparências, e quase sempre nos enganamos quando avaliamos alguém pelo exterior, isso é totalmente errado, pois como não conseguimos ver através do coração, olhamos aquilo que recobre o ser humano, ou seja, as roupas, sapatos, objetos pessoais, e porque não dizer para a cor e o tipo físico das pessoas. Roupas, jóias, e outros artefatos não podem nunca servir de referência para uma pessoa, assim como seu tipo físico. Samuel errou feio quando achou que o filho de Jessé que era mais forte e de maior estatura fosse o rei escolhido por Deus. “E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas.” At 10-34.

            O exterior de uma pessoa não diz nada sobre ela. Às vezes vemos alguém bem vestido e essa pessoa pode ser um assassino, psicopata, enfim, pode não ser boa gente. Em contrapartida, alguém que não esteja tão bem vestido, pode ser um grande ser humano, e um servo, ou serva de Deus. “Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redarguidos pela lei como transgressores.” Tg 2-9.
            Posso dizer que já fiz a experiência de adentrar em um shopping não tão bem vestida como as pessoas que lá estavam e receber diversos olhares intrigados. Olhavam-me como se eu não fizesse parte da paisagem.
 Para esses observadores eu estava destoando completamente do quadro geral. Para eles eu destoava, porém, para mim não. Estava me sentindo muito bem com minha roupa.
            Não sei o que passa pela cabeça das pessoas, mas sei perfeitamente que fui olhada como se fosse alguém diferente, e isso é discriminação, e o Senhor não se agrada disso.
            “Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai; nós o barro e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos.” Is. 64-8.
Somos verdadeiramente filhos de um mesmo Pai, consequentemente somos todos irmãos. Que não haja discriminação entre nós, por que: “O SENHOR não é um Deus que tem prazer na injustiça; o SENHOR não tolera o mal, por menor que seja. Por isso, quem pensa muito de si mesmo não terá lugar na sua presença. O SENHOR odeia todos os que praticam a maldade.” Sl.5.4-5.
            Nossos pensamentos, e as intenções de nosso coração é que devem ser mantidas impecáveis, pois o único julgamento que deve nos importar é o de Deus, e para Ele, só interessa que tenhamos um coração verdadeiramente desprovido de maldade.
“Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.” Ef.4-6.
Toda honra e toda glória somente a ti Senhor!
            


Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics