segunda-feira, 25 de julho de 2011

A resiliência e o cristão.


            O termo resiliência se originou da física e significa a capacidade de que são dotados alguns materiais de acumular energia quando exigidos ou submetidos a estresse sem ocorrer ruptura. Quando a tensão cessa, não haverá nenhuma deformação.
            A psicologia tem usado esse mesmo termo e o definiu como a capacidade do indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas, choque, estresse, etc., sem entrar em colapso. Também pode ser descrita como a capacidade que o indivíduo tem de entrar em situações difíceis e angustiantes, sair dela, não ileso, mas, sem sequelas.
            Todo ser humano que crê em Deus, o Pai, e em Jesus Cristo, o Filho, com toda certeza é um ser resiliente. 

O verdadeiro cristão está habituado a passar por algumas dificuldades, sem perder a fé que deposita em seu Salvador. Se, ao passar por algum deserto, nós não sairmos dele com nossa fé fortalecida e com a certeza que o SENHOR esteve conosco, não somos verdadeiros cristãos e também não temos nenhum pingo dessa capacidade de resistir às dificuldades e muito menos sair delas sem sequelas. 
Os que possuem a fé em Cristo, quando saem de situações desse tipo se tornam mais fortalecidos e usam a experiência como aprendizado. Assim, é a vida do cristão. Esse termo “ter resiliência” se aplica perfeitamente a nós cristãos, pois Jesus disse: “ no mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” Jo 16-33.

            Quando Jesus nos exorta a termos bom ânimo, é como se Ele estivesse nos dizendo: “Tenham resiliência”. Vocês conseguirão sair dessa situação melhores do que antes. Basta que tenham fé em mim, pois eu venci o mundo.
 É preciso crer no Senhor e na Sua Palavra. Temos que crer verdadeiramente, que as coisas podem mudar para melhor. Existe esperança no Senhor.
O Senhor nos concede a capacidade de retornarmos ao nosso equilíbrio emocional, mesmo após sofrermos grandes pressões ou estresse. Conseguiremos lidar com todas as situações estressantes sem perder o equilíbrio, e se por acaso o perdermos em algum momento, logo o teremos de volta.

O Apóstolo Paulo é um exemplo de resiliência. Ele foi capaz de passar por muitas adversidades, mas retornava vitorioso, e mais forte, era como se ele fosse um vaso de Deus amassado, rachado, porém um vaso confeccionado com um material argiloso ou de barro maleável, e moldável nas mãos de Deus, com a capacidade de logo voltar à forma original e ainda melhor, com mais fé em seu Criador.
Que possamos ser como Paulo, que o SENHOR nos conceda a mesma fé que ele teve que mesmo nas lutas e nos sofrimentos nunca perdeu a confiança em Deus. “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.” 2 Tm 4-7.
Você gostaria de ser resiliente?  O segredo é ter fé, “e nos deixarmos moldar pelo Espírito Santo, para que nos tornemos mais e mais semelhantes ao Senhor”. II Co 3-18.
Ao Senhor toda honra e toda glória!


Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics