quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Devemos honrar pai e mãe.


Quando Moisés recebeu no Monte Sinai, diretamente de Deus, os Dez Mandamentos, o povo de Israel que não pôde subir se revoltou, porque ele se demorava e também porque não mandava nenhuma notícia.  Por algum motivo eles não estavam satisfeitos com a subida de Moisés ao Monte Sinai, e com sua demora. Talvez fosse pela falta do líder uma vez que o ser humano, principalmente os inclinados para o mal precisam ser liderados por pessoas de braço forte e íntegras. E assim era o povo de Israel, inclinados para o mal. E, Moisés, apesar de não eloquente, tinha braço forte e era íntegro, por isso foi o escolhido por Deus para executar essa tarefa.



Quando Moisés desceu do monte trouxe consigo os Dez Mandamentos, sendo instituídas assim, as Leis que o povo judeu teria que obedecer



Para viver em paz por muito tempo na Terra Prometida, os israelitas precisavam respeitar as autoridades e construir famílias fortes. Honrar os pais significa tratar com importância, falar bem deles, tratá-los de forma atenciosa, mostrar-lhes cortesia, e acima de tudo respeito. Também é acatar e seguir os seus ensinamentos 



Os pais têm um lugar especial na visão de Deus. O cuidado com eles é um elemento da responsabilidade dos familiares, mas principalmente dos filhos. O que vemos hoje são filhos que desrespeitam os pais, agridem física e verbalmente, roubam o dinheiro de suas aposentadorias para comprar drogas, e alimentar todo tipo de vício. Alguns colocam seus pais já idosos em asilos e sequer, vão visitá-los.


Todos os mandamentos ainda são válidos nos dias de hoje, porém, esse especificamente, se for desobedecido, se os filhos forem infiéis a Deus desrespeitando seus pais, não terão vida longa na Terra. Podem até ter vida longa, mas não terão uma vida em plenitude, abundante, pois suas consciências os estarão acusando todo o tempo de que não foram fiéis a Palavra de Deus e nem a seus pais. E, convenhamos ninguém consegue viver bem com a consciência pesada. 

A melhor coisa da vida é vivermos bem, tranqüilos, com paz de espírito e para isso temos que cuidar de nossos pais quando mais velhos, afinal foram eles que nos criaram, cuidaram até que pudéssemos viver por conta própria. E, depois todos nós seremos velhos um dia e com certeza gostaríamos de ser acolhidos e bem cuidados por nossos filhos.
Por isso, o segundo mandamento instituído por Jesus no Novo Testamento diz que “devemos amar ao próximo como a nós mesmos”. E quem é o nosso próximo mais próximo, senão nossos pais? Senão pudermos cuidar de nossos pais idosos, a quem mais cuidaremos? Para que servimos? Porque viemos a esse mundo senão para servir? Concordo com o ditado que diz: ”Quem não vive para servir, não serve para viver”. Ficam para vocês essas perguntas, afirmando mais uma vez que as promessas do Senhor ainda estão válidas nos dias de hoje.
A quem mais ajudaremos se nem a nossos pais ajudamos? Explicando mais detalhadamente esse mandamento: Dê importância a seus pais, trate-os com cortesia, educação, respeito, falem bem deles, sejam atenciosos, carinhosos, demonstre que você os ama que sentem orgulho deles, abrace-os sempre, pois todos nós quando envelhecemos nos tornamos vulneráveis, e necessitamos de mais carinho e atenção.
“Filhos, obedeçam aos seus pais; essa é a atitude correta que vocês devem ter, porque o Senhor os colocou numa posição de autoridade sobre vocês. Honre seu pai e sua mãe. Este é o primeiro mandamento com promessa, para que tudo corra bem e você tenha uma via longa sobre a terra”. Ef.6.1-3.
 Se você assim o fizer estará prolongando não somente os dias de seus pais, mas também os seus dias na terra, assim disse o Senhor dos Exércitos!
Ao SENHOR toda honra e toda glória!



Se você tem alguma dúvida sobre os assuntos abordados neste blog ou qualquer outro assunto teológico, deixe sua pergunta nos comentários ou envie para theologiapratica@gmail.com , que tão logo seja possível, tentaremos responder. Deus abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics