terça-feira, 30 de agosto de 2011

Jugo suave? Resposta à pergunta.



            O jugo é um pesado arreio de madeira que se coloca sobre as espáduas de um ou mais bois. Este instrumento é atrelado a uma parte do equipamento que os animais devem puxar.
            Quando Jesus diz que o seu jugo é suave Ele quer dizer que pode tornar leve os inúmeros pecados que uma pessoa carrega sobre si. Podemos estar carregando um jugo enorme de pecados e também, podemos estar carregando um jugo de exigências que aparecem em nossa vida, tais como: no trabalho, na igreja, em casa e até um jugo pesado causado por nós mesmos. Podemos estar oprimidos (jugo da opressão), perseguidos (jugo da perseguição), e até mesmo o jugo do cansaço que nos impomos, como na busca pela perfeição, e porque não dizer, o jugo do cansaço na busca de Deus.
Jesus não nos promete eliminar todos os nossos jugos, porém Ele nos garante alívio para os jugos que nos atormentam, Ele nos alivia através do amor, da cura, e da paz com Deus.
O nosso relacionamento com Deus nos mudará com relação ao trabalho, muitas vezes sem nenhum atrativo, monótono, e sem sentido, transformando-o em um trabalho fértil e que dará frutos até em nível espiritual.
Jesus quer nos dizer que Ele andará conosco tal qual um boi atrelado a outro por seu jugo. Ele vai dividir o peso desse jugo por dois. Ele quer tornar esse trabalho mais fácil para nós. Quando verdadeiramente nos decidirmos submeter nossa vida e a nossa vontade a Deus, as nossas cargas se tornarão mais leves. Quando permitirmos que Ele guie a nossa vida, “encontraremos descanso”, para nossa alma. verso 29.
Resumindo: Esses versículos descrevem todos os que sofriam com o peso das obrigações religiosas impostas a eles pelos sacerdotes, rabinos, escribas e fariseus. Jesus promete libertar e dar alívio desse fardo.  Ele quer dizer também que se dividirmos com Ele esse fardo e jugo, todos terão alívio, pois seu jugo é suave, bom, agradável. Ele transmite a ideia de que esse é um trabalho fácil e repousante.
A Bíblia Despertar editada pela Sociedade Bíblica do Brasil transcreve esse versículo de Mateus da seguinte maneira: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve.” Mt 11.28 a 30.
Nessa versão dá para entender bem o que Jesus queria dizer. E, os versículos 28 a 30, só são encontrados no Evangelho de Mateus.
Seja qual for o teu jugo, divida com Jesus que Ele lhe trará o alívio vindo diretamente do trono de Deus. 
Espero ter respondido sua pergunta. Se tiver mais dúvidas é só enviar.
Honra e glória somente a ti SENHOR!

Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics