domingo, 25 de setembro de 2011

Nossa alma em harmonia.

Para que consigamos acalmar nossa alma, precisamos estar em sintonia com aquele que nos criou, o que habita nos céus, e em nosso coração (isto se deixarmos que Ele entre) e nos guarda de todo o perigo em todos os momentos de nossa vida.
Frei Inácio Larrañaga diz que “para que tenhamos intimidade com o Senhor, precisamos nos lançar de cabeça ao mar de Deus; e remar contra as ondas hostis das distrações, da dispersão e da secura, com infinita paciência e firmeza; e avançar resolutamente mar à dentro, no meio da escuridão e do silêncio, até alcançar o Centro de Gravidade que ponha equilíbrio e ajuste em tudo o que somos e temos.” (Itinerário rumo a Deus, Larrañaga – pg-11).


Ousando parafrasear Frei Inácio: “Para que possamos afirmar que temos intimidade com o Criador, temos que nos lançar de cabeça em tudo o que diz respeito a Ele, precisamos derrubar tudo o que nos aflige, o que nos distrai, o que torna nossa mente dispersa, o que mantém nosso coração seco, por falta de amor, de perdão, e mágoas contidas. 

Para atingirmos esse objetivo, precisamos dedicar mais tempo a Deus, orar mais, organizar nossa agenda de forma que exista nela um tempo para cultivarmos uma vida privada com nosso Pai. Nossos nervos precisam estar sossegados, sem tensões, devemos silenciar o nosso interior e finalmente termos um encontro com o infinito mistério que é Deus. Depois que conseguirmos tal intento, se tivermos ainda alguma aflição, Ele se encarregará de por tudo em estado de total equilíbrio.”
Para isso há que ter fé, esperança e amor, e também é preciso que nos desvencilhemos de tudo o que faz parte do homem carnal, dando lugar ao homem espiritual, só assim o Senhor se tornará cada vez mais vivo e presente em nós e estaremos completamente livres de tudo o que poderá desequilibrar nossa alma. 

A oração e o silêncio, nos ajuda sobremaneira nesse sentido.
No salmo 42 e 43, os salmistas nos dão uma pequena mostra do que é o desequilíbrio da alma e também nos ajuda a encontrarmos o caminho da cura interior. O salmo 23 é a prova da confiança que temos em Deus, quando o salmista afirma que nada nos “faltará”.
“Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!” Sl 42-1.
Assim como um animal depende da água para viver, nós também dependemos do rio, que nos dá a água da vida, que é Jesus, para nos saciar. O Senhor Jesus é a água que jorrará em nós para a vida eterna. Jo 4-14.

A samaritana no Evangelho de João no capítulo quatro, estava se referindo a água que somente mata a sede do corpo, mas Jesus é a água que sacia a nossa alma, e se a provarmos, nunca mais teremos sede. Nosso corpo poderá sentir sede, se desequilibrar, mas nossa alma não mais.
Um dos mais poderosos calmantes para nossa alma é meditar sobre a bondade de Deus para conosco. À medida que focarmos nossos pensamentos na imensa capacidade que Deus tem de ajudar-nos, nos esqueceremos de nossa incapacidade de melhorarmos sozinhos.

Para que nossa alma melhore, devemos primeiro identificar as razões do abatimento, depois devemos buscar o Senhor, tal qual uma corça sedenta anseia por água. Nós também temos sede do Deus vivo. E por último, tal qual o salmista, devemos declarar que o auxílio de Deus jamais nos faltará. “O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.” Sl 23-1.
Por isso, devemos esperar em Deus. Isso deve ser sempre reafirmado para que haja paz em nosso interior. Jesus é o Bom Pastor em quem o rebanho confia e nós somos o seu rebanho. Não precisamos ficar preocupados com águas turbulentas, podemos descansar em Deus que nos supre com águas tranquilas.
O Senhor refresca a nossa alma, a sua voz nos deixa tranqüilos. “Refrigera a minha alma,” Sl 23-3.
O Senhor está conosco e nos guia pelos vales mais sinistros que possam existir e não devemos temer mal algum. O Bom Pastor, está conosco mesmo nas situações que pareçam mais complicadas e angustiantes. Sl 23-4.
Jesus, é o nosso perfeito Pastor e prometeu nos guiar e nos proteger ao longo de nossa vida até finalmente nos conduzir à sua morada eterna. “Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR por longos dias.” Sl 23-6.
Por que então, deixarmos nossa alma se angustiar? Por que estás abatida, ó minha alma. E por que te perturbas em mim? Assim como pastor está constantemente ao lado de suas ovelhas, orientando-as para o local seguro, assim também o Senhor está sobre nós a nos proteger, pois o Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas. Jo 10-11.
Confiem, se entreguem nos braços do Pai e a sua alma nunca mais ficará doente.
Ao Senhor honra e glória!






Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics