sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O amor do marido por sua mulher.

O que será que Paulo, inspirado pelo Espírito Santo quis dizer com essa exortação? “Vós maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela.” Ef 5-25.
          Como será que estamos sendo amadas por nossos maridos? Será que eles realmente se colocariam em sacrifício em nosso lugar? Paulo nessa carta ao povo de Éfeso, não enfatiza a autoridade do marido; pelo contrário, ele exorta os maridos a amar a esposa sacrificando a si mesmo por ela. Para Paulo eles devem imitar o amor de Cristo, o tipo de amor que se predispõe a entregar a vida pela outra pessoa e servir-lhe, ainda que isso signifique sofrimento.
          O marido e a mulher devem amar-se mutuamente e ser sensíveis às necessidades um do outro, refletindo, dessa forma, o mesmo amor que Cristo mostrou à igreja.
Será que existe isso nos tempos atuais, perguntariam as mulheres?
          Como um homem deve amar a sua esposa? Em primeiro lugar ele deve estar disposto a sacrificar tudo por ela, a dar a maior importância ao seu bem-estar e cuidar dela como cuida de seu próprio corpo, devem amá-la do mesmo modo que amam a si mesmos. O marido deve perceber que sua esposa é, na verdade, a sua própria carne e assim, deve tratá-la com amor e cuidado.
          Quando em Gênesis 2-24 o SENHOR diz: “e serão uma só carne”, Ele está nos ensinando que existe uma união particular, especial, entre marido e esposa e que isso substitui os antigos laços familiares.
O marido e a mulher precisam de respeito, e mulher que não respeita seu marido, principalmente em público, destrói sua união íntima com ele. O mesmo vale para o marido. Quando ele trata sua mulher de um modo insensível, indelicado ou grosseiro, também está pondo em risco a felicidade conjugal, e o que é pior, desobedecendo às ordens do Espírito Santo.
          O marido deve amar a esposa e ao mesmo tempo deve exercer uma autoridade temente a Deus; deve ser líder e servo ao mesmo tempo. Seu papel é estar sobre e ao lado dela, sendo o líder, mas também a levando em consideração.
          Se ambos, marido e mulher considerarem esta comparação, estarão vivendo o modelo ideal no seu casamento, onde ambos serão capazes de se sacrificarem um pelo outro. Onde não existe isso, não existe união, casamento.
Quem ama sua esposa, ama a si mesmo! Pois ninguém jamais odiou o próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, assim como Cristo zela pela igreja, pois somos membros do seu corpo.” Ef 5.28-30.
          “Portanto, cada um de vós amai a sua esposa como a si mesmo, e a esposa trate o marido com todo o respeito.” Ef.5-33.
          Nenhuma esposa precisa temer submeter-se a um homem que a trata dessa maneira.
          Toda honra ao Rei da Glória!
                                                     


Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics