terça-feira, 25 de outubro de 2011

A corrupção nos tempos de Jesus e nos tempos de hoje.

No Evangelho de Lucas no capítulo 3 versos de seis a quatorze, João Batista esclarece a algumas pessoas que vinham ser batizadas por ele, que não bastava apenas o batismo para que fossem perdoadas e se livrassem do terrível castigo. Dizia que eles tinham que realmente se voltar para Deus e que também precisavam dar frutos que mostrassem que tinham verdadeiramente se arrependido. Eles quiseram então, saber o que precisavam fazer para se livrarem do castigo.
Aos seres humanos comuns, ele lhes respondeu: “que deveriam dividir suas roupas e comida com os outros.” Os cobradores de impostos e os soldados também vieram para que João os batizassem. Eles também receberam algumas recomendações tais como: “que cuidassem de não cobrar mais impostos do que o governo romano exigia, e aos soldados, que não tomassem dinheiro com ameaças nem violência; que não acusassem a ninguém falsamente, que deviam se contentar com seus salários.” Lc 3.13-14. Isso é tudo o que as nossas autoridades precisam ouvir atualmente.
          Será que o que vivemos nos dias de hoje comparado com aquela época, é mera coincidência?
Vemos em nossos dias toda espécie de corrupção desde os políticos que elegemos que deveriam ser exemplos de dignidade, dos policiais, que deveriam nos proteger de criminosos, como também de toda a população em geral. As pessoas não estão mais temendo a Deus. Praticam os mais absurdos crimes, e ainda acham que estão agindo com correção. Observam as maracutaias dos próprios parlamentares e de policiais, aqueles que deveria zelar pela moral e bons costumes, e se baseiam nisso para fazerem a mesma coisa.
Se João Batista vivesse nessa época teria muito mais trabalho para por ordem em tanta falcatrua que vemos em diversos segmentos da nação. Ficaria rouco de tanto gritar: “Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.” Mt 12-34. Ou, “serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno?” Mt 23-33.


Na verdade, o que impera nos dias de hoje é a “Lei de Gerson.” Todos querem levar vantagem em tudo. E num país onde as leis nunca são cumpridas, a de Gerson geralmente é cumprida ao pé da letra.

Será que nós cristãos podemos dar o exemplo de que não compactuamos com essas coisas ilegais? Difícil, mas não impossível. Hoje estão tentando mudar até a Palavra de Deus, para que ela se adéqüe melhor, para que fique da maneira que queremos. Vemos igrejas pregando o Velho Testamento em detrimento do Novo. Não que não devamos pregá-lo, mas depois da vinda de Jesus muita coisa foi revogada. Dos dez mandamentos dados a Moisés no Monte Sinai, Ele os resumiu em dois. Os outros continuam valendo, porém se você realmente praticar esses dois, conseqüentemente, todos os outros serão cumpridos a risca.

Vemos também, políticos corruptos enchendo meias e cuecas de dinheiro do povo, que paga seus impostos em dia, para que possamos ter um Brasil melhor.
O erro começa no topo da pirâmide. Como evitar que as pessoas se corrompam se tudo começa por aqueles que deveriam ser pessoas honestas e incorruptíveis? Só Jesus nessa causa. 
Devemos dobrar nossos joelhos e clamar ao Senhor por misericórdia, para que não sejamos tomados por nossos instintos carnais. Sabemos que o temos, porém, fomos criados a imagem e semelhança de Deus, e como tal deveríamos tentar expressar sempre o Seu caráter. “É preciso que o nosso coração e a nossa mente sejam completamente renovados.” Ef 4-23. Somente dessa forma poderemos dar o exemplo de verdadeiros cristãos aos nossos irmãos.

Honra e glória somente a ti, Senhor!

Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics