quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Vasos nas mãos do Senhor.


            O oleiro toma o barro, a água e tudo o que é preciso para realizar a moldagem de um vaso. Senta-se comodamente e começa seu trabalho. Ele desmancha o objeto moldado muitas vezes e torna a construí-lo, até que finalmente o vaso fique pronto e do seu agrado.
            Assim somos nós nas mãos de Deus. O Senhor nos estica, amassa, comprime, estica de novo, enfim, Ele vai nos moldando segundo a Sua vontade. Isso muitas vezes nos faz sofrer, mas faz parte de nosso aprendizado, enquanto filhos de Deus. Muitas vezes não gostamos de ser moldados, pois isso sempre nos traz alguns sofrimentos e adversidades e nós não gostamos disso. 

Um vaso ao ser moldado, também passa por uma série de estica e puxa, e inclui também o forno para secagem, e o oleiro só pára de moldá-lo quando ele está realmente pronto para ser comercializado e usado. Conosco também é assim.  Não somos comercializados, mas devemos nos preparar para sermos usados por Deus, de acordo com a Sua vontade.

Quando o Senhor pensa que já estamos prontos, acontece alguma coisa que nos faz voltar a nossa antiga condição, e aí começa tudo de novo. Nossa moldagem  realizada por Deus é feita com muito cuidado,  Ele sabe como fazer, nós é que não aprendemos. E por que não aprendemos? Depois de pronto o vaso do oleiro será usado em qualquer função, onde seja necessário, nós também. Para isso, o oleiro observa sua obra de arte, para ver se está tudo em ordem. O vaso não pode estar sem fundo, faltando algum pedaço, e nem rachado. Caso isso aconteça tudo o que for posto nele não será retido, e ele perderá a sua função.


Nós também, não podemos estar rachados, sem fundo ou faltando algum pedaço, porque também perderemos nossa função na seara do Senhor. Deixaremos escorrer por entre nossas rachaduras todo o aprendizado que recebemos de Deus, e não inspiraremos confiança aos que nos procurarem pedindo ajuda. “O Senhor o quebrará como se quebra o vaso do oleiro despedaçando-o sem nada lhe poupar; não se achará entre os seus cacos um que sirva para tomar fogo da lareira ou tirar água da poça”. Is. 30-14. Assim como o Senhor nos molda, ele também nos quebra se for necessário, e nos moldará novamente e assim sucessivamente, até que sirvamos para alguma coisa útil, como por exemplo: darmos água a alguém que tem sede do corpo, levarmos a Palavra para quem tem sede da alma.

Precisamos nos deixar moldar por Deus, assim como o vaso é moldado nas mãos do oleiro. Temos que ser como o barro, humilde e moldável, mesmo se precisarmos passar pelo fogo, que é necessário para a finalização de nossa moldagem, segundo a vontade do Senhor.  “Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai, nós somos o barro, e tu, o nosso oleiro; e todos nós, obra das tuas mãos”. Is 64-8.
Se não nos deixarmos moldar, não nos apresentaremos aprovados diante de Deus. “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da verdade”. 2 Tm 2-15.
Deixar-se moldar pelo Senhor é uma prova de humildade e reconhecimento de que sem Ele, não somos absolutamente nada. Necessitamos a todo instante de sua ajuda que nos é dada sempre que pedimos. Em troca Ele só quer a nossa obediência. 
Que tenhamos a consciência de que: “Como o barro está nas mãos do oleiro, assim também estamos em suas mãos Senhor!” Jr. 18-6. E, que se nos deixarmos moldar por Jesus, estaremos preparados para qualquer coisa, e seremos fortes de caráter, íntegros, vasos para a honra, e nada irá nos faltar.
Ao Senhor honra e glória!

Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics