quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Propósito de Oração Diário – Soberba.

Oração de Hoje 22/12/2011
Soberba.
A definição mais interessante que achei sobre a soberba é: Manifestação ridícula e arrogante de um orgulho às vezes ilegítimo. (Dicionário Michaellis-virtual). Também temos, orgulho, altivez, elevação, (talvez seja por isso que o soberbo pensa ser maior do que os outros), arrogância, ele se acha esplêndido, majestoso, e grandioso (qualquer coisa menor do que isso não serve), é também, presunçoso.
O contrário disso tudo é a humildade. “O homem é derrubado pela soberba (orgulho), mas o de espírito humilde será respeitado.” Pv 29-23. “A desgraça está a um passo da soberba (orgulho); logo depois da vaidade vem a queda.” Pv 16-18. 
A Palavra de Deus, todo o tempo nos exorta a não sermos soberbos. Afinal, o Deus a quem seguimos como cristãos, sempre foi um ser humilde. O tempo inteiro Jesus usou de humildade para com todos, e em todos os momentos. Não existe nenhum registro em nenhum Evangelho de que Jesus em algum momento tenha sido soberbo, ou orgulhoso, ou qualquer coisa parecida. A boa nova que recebemos é que Jesus era extremamente humilde e ajudava aos que necessitavam.
A humildade abundava em Jesus. “Em vindo à soberba, virá também à afronta; mas com os humildes está a sabedoria.” Pv 11-2. 
É importante, que todos nós sejamos humildes, mas principalmente para os seguidores de Jesus. O que vão pensar, quem não é cristão, ao se deparar com um dito seguidor de Cristo, arrogante de nariz levantado, humilhando a todos? Devemos dar o exemplo para que todos possam ver Jesus em nós. “O SENHOR detesta o orgulho no coração do homem; todos os orgulhosos serão castigados.” Pv.16-5. 
O orgulho e a soberba é a nossa voz interior que nos fala em nossos ouvidos: “a minha maneira é a certa e melhor”. Uma pessoa assim, resiste à liderança de Deus em suas vidas e acredita que é capaz de viver sem a Sua ajuda. O Senhor se afasta dessas pessoas e somente depois que elas eliminarem a soberba, Deus poderá ajudá-las. O Senhor abomina o soberbo.
Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não são do Pai, mas do mundo.” I Jo 2-16.  E o que significa do mundo? Significa do Diabo.  “Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.” I Jo 4-4.
Todas as coisas do mundo, não vêm de Deus e sim do Diabo, porém sabemos que se andarmos na luz, Deus é ainda mais forte para vencer todo o mal.
A nossa oração de hoje é que em 2012, possamos deixar a soberba de lado, pois isso não agrada a Deus. Queremos fazer parte da família de Deus e não na do dono do mundo.
Oramos em nome de Jesus.
Amém!

Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics