terça-feira, 30 de agosto de 2011

Jugo suave? Resposta à pergunta.



            O jugo é um pesado arreio de madeira que se coloca sobre as espáduas de um ou mais bois. Este instrumento é atrelado a uma parte do equipamento que os animais devem puxar.
            Quando Jesus diz que o seu jugo é suave Ele quer dizer que pode tornar leve os inúmeros pecados que uma pessoa carrega sobre si. Podemos estar carregando um jugo enorme de pecados e também, podemos estar carregando um jugo de exigências que aparecem em nossa vida, tais como: no trabalho, na igreja, em casa e até um jugo pesado causado por nós mesmos. Podemos estar oprimidos (jugo da opressão), perseguidos (jugo da perseguição), e até mesmo o jugo do cansaço que nos impomos, como na busca pela perfeição, e porque não dizer, o jugo do cansaço na busca de Deus.
Jesus não nos promete eliminar todos os nossos jugos, porém Ele nos garante alívio para os jugos que nos atormentam, Ele nos alivia através do amor, da cura, e da paz com Deus.
O nosso relacionamento com Deus nos mudará com relação ao trabalho, muitas vezes sem nenhum atrativo, monótono, e sem sentido, transformando-o em um trabalho fértil e que dará frutos até em nível espiritual.
Jesus quer nos dizer que Ele andará conosco tal qual um boi atrelado a outro por seu jugo. Ele vai dividir o peso desse jugo por dois. Ele quer tornar esse trabalho mais fácil para nós. Quando verdadeiramente nos decidirmos submeter nossa vida e a nossa vontade a Deus, as nossas cargas se tornarão mais leves. Quando permitirmos que Ele guie a nossa vida, “encontraremos descanso”, para nossa alma. verso 29.
Resumindo: Esses versículos descrevem todos os que sofriam com o peso das obrigações religiosas impostas a eles pelos sacerdotes, rabinos, escribas e fariseus. Jesus promete libertar e dar alívio desse fardo.  Ele quer dizer também que se dividirmos com Ele esse fardo e jugo, todos terão alívio, pois seu jugo é suave, bom, agradável. Ele transmite a ideia de que esse é um trabalho fácil e repousante.
A Bíblia Despertar editada pela Sociedade Bíblica do Brasil transcreve esse versículo de Mateus da seguinte maneira: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve.” Mt 11.28 a 30.
Nessa versão dá para entender bem o que Jesus queria dizer. E, os versículos 28 a 30, só são encontrados no Evangelho de Mateus.
Seja qual for o teu jugo, divida com Jesus que Ele lhe trará o alívio vindo diretamente do trono de Deus. 
Espero ter respondido sua pergunta. Se tiver mais dúvidas é só enviar.
Honra e glória somente a ti SENHOR!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A verdadeira alegria está nas coisas simples.



Já te contaram que para ser feliz não é preciso usar drogas, ter muito dinheiro, e poder comprar tudo com esse dinheiro?
Tudo o que o vil metal pode comprar, são coisas supérfluas, passageiras e por mais concreta, segura e alicerçada que pareçam, de uma hora para outra podem se transformar em nada. Porém, quando cremos em algo mais profundo, que nos preenche o coração, nos deixa alegres com os olhos rasos d’água e em completa felicidade, é que temos a certeza de que somos felizes de verdade.
Precisamos de algo que nos mantenha em paz, saudáveis mentalmente e corporalmente e para completar, precisamos de algo que nos mantenha em paz com nosso espírito. Essa é a verdadeira paz, pois ela, não acaba, é eterna. Só conseguimos tudo isso quando conhecemos verdadeiramente a Cristo.
Podemos estar em uma casa pequena, comendo alimentos simples, ter tudo sem pompa nenhuma, mas se estivermos em paz e com saúde, seremos as pessoas mais felizes do mundo. Em contrapartida, se tivermos uma casa tipo palácio, mesa farta com delícias, carros modernos, viagens etc., tudo o que o dinheiro pode comprar e não tivermos paz nem saúde, seremos extremamente infelizes.

Tenho plena certeza de que alguém muito rico, doente e consequentemente sem paz, trocaria tudo o que tem com alguém pobre, mas que está em paz, saudável e tem o Senhor Jesus preenchendo o seu coração. Precisamos de muito pouco para sermos felizes. Nós complicamos muito nossa vida quando trocamos o amor de Deus e a sua misericórdia por coisas materiais.
Para ser feliz não é necessário nada disso. Como já dizia meu “filósofo” preferido, Salomão, “tudo isso é vaidade”. Não necessitamos dessas coisas, pois elas sem a presença de Deus continuam deixando nossa vida vazia, oca, é (vaidade), e não nos conformamos só com elas, sempre queremos mais e mais, a ponto de nada nos preencher.
Jesus como modelo de simplicidade, viveu no meio de nós, e nos ensinou  que viver com simplicidade é a chave para a felicidade. Não necessitamos de muitas coisas, aliás, temos coisas demais em nossa casa, roupas demais em nosso guarda roupa, sapatos demais em nosso armário. Para que tudo isso? Nada disso preenche o vazio que temos se não conhecemos profundamente a Jesus e seus ensinamentos.
Vocês conhecerão agora uma receita de felicidade: Façam algumas coisas simples, coisas que acalmem e tragam paz de espírito, tais como: ouvir uma música tranqüila, comer algo gostoso que te apeteça, procure desfrutar de todas as lembranças que esse momento mágico te traz.

Ouça a música e saboreie o que você gosta, e se deixe envolver completamente pela cadência da música, feche os olhos e descanse. Reparem que alegria isso traz a seu coração, são lembranças que a traça não corrói, não é destruído pela ferrugem, e você se lembrará daquele momento por muito tempo. Isso é felicidade baseada em uma coisa simplesmente simples. Depois ainda de olhos fechados, faça uma oração de agradecimento ao SENHOR, porque Ele te permitiu conhecer seu filho Jesus e com isso você não mais pertence aquele time de pessoas que só valorizam o material. 
Agradeça também pela comida que você tem à mesa, porque ela não te tem faltado. Agradeça por seus olhos, porque você vê, enquanto tantos não enxergam. Você tem o privilégio de ver as maravilhas coloridas do mundo. Agradeça por seus ouvidos sadios, enquanto tantos não podem ouvir o canto de um pássaro, nem o barulho da chuva. Agradeça por suas pernas, enquanto tantos estão limitados em uma cadeira de rodas. Agradeça porque que você pensa e por tudo o que o Senhor te deu e te dá sempre. Agradeça porque você está vivo e sente essas emoções que preenchem nosso coração e nos faz verdadeiramente felizes.
 “Venham a mim, todos que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jogo é suave, e o meu fardo é leve.” Mt 11-28 a 30.

Viram como é prazeroso e simples viver com simplicidade e ser feliz? Jesus não era sofisticado, Ele era simples, então: Mãos à obra!
Honra e glória somente a Ti, Senhor!!!




quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Devemos honrar pai e mãe.


Quando Moisés recebeu no Monte Sinai, diretamente de Deus, os Dez Mandamentos, o povo de Israel que não pôde subir se revoltou, porque ele se demorava e também porque não mandava nenhuma notícia.  Por algum motivo eles não estavam satisfeitos com a subida de Moisés ao Monte Sinai, e com sua demora. Talvez fosse pela falta do líder uma vez que o ser humano, principalmente os inclinados para o mal precisam ser liderados por pessoas de braço forte e íntegras. E assim era o povo de Israel, inclinados para o mal. E, Moisés, apesar de não eloquente, tinha braço forte e era íntegro, por isso foi o escolhido por Deus para executar essa tarefa.



Quando Moisés desceu do monte trouxe consigo os Dez Mandamentos, sendo instituídas assim, as Leis que o povo judeu teria que obedecer



Para viver em paz por muito tempo na Terra Prometida, os israelitas precisavam respeitar as autoridades e construir famílias fortes. Honrar os pais significa tratar com importância, falar bem deles, tratá-los de forma atenciosa, mostrar-lhes cortesia, e acima de tudo respeito. Também é acatar e seguir os seus ensinamentos 



Os pais têm um lugar especial na visão de Deus. O cuidado com eles é um elemento da responsabilidade dos familiares, mas principalmente dos filhos. O que vemos hoje são filhos que desrespeitam os pais, agridem física e verbalmente, roubam o dinheiro de suas aposentadorias para comprar drogas, e alimentar todo tipo de vício. Alguns colocam seus pais já idosos em asilos e sequer, vão visitá-los.


Todos os mandamentos ainda são válidos nos dias de hoje, porém, esse especificamente, se for desobedecido, se os filhos forem infiéis a Deus desrespeitando seus pais, não terão vida longa na Terra. Podem até ter vida longa, mas não terão uma vida em plenitude, abundante, pois suas consciências os estarão acusando todo o tempo de que não foram fiéis a Palavra de Deus e nem a seus pais. E, convenhamos ninguém consegue viver bem com a consciência pesada. 

A melhor coisa da vida é vivermos bem, tranqüilos, com paz de espírito e para isso temos que cuidar de nossos pais quando mais velhos, afinal foram eles que nos criaram, cuidaram até que pudéssemos viver por conta própria. E, depois todos nós seremos velhos um dia e com certeza gostaríamos de ser acolhidos e bem cuidados por nossos filhos.
Por isso, o segundo mandamento instituído por Jesus no Novo Testamento diz que “devemos amar ao próximo como a nós mesmos”. E quem é o nosso próximo mais próximo, senão nossos pais? Senão pudermos cuidar de nossos pais idosos, a quem mais cuidaremos? Para que servimos? Porque viemos a esse mundo senão para servir? Concordo com o ditado que diz: ”Quem não vive para servir, não serve para viver”. Ficam para vocês essas perguntas, afirmando mais uma vez que as promessas do Senhor ainda estão válidas nos dias de hoje.
A quem mais ajudaremos se nem a nossos pais ajudamos? Explicando mais detalhadamente esse mandamento: Dê importância a seus pais, trate-os com cortesia, educação, respeito, falem bem deles, sejam atenciosos, carinhosos, demonstre que você os ama que sentem orgulho deles, abrace-os sempre, pois todos nós quando envelhecemos nos tornamos vulneráveis, e necessitamos de mais carinho e atenção.
“Filhos, obedeçam aos seus pais; essa é a atitude correta que vocês devem ter, porque o Senhor os colocou numa posição de autoridade sobre vocês. Honre seu pai e sua mãe. Este é o primeiro mandamento com promessa, para que tudo corra bem e você tenha uma via longa sobre a terra”. Ef.6.1-3.
 Se você assim o fizer estará prolongando não somente os dias de seus pais, mas também os seus dias na terra, assim disse o Senhor dos Exércitos!
Ao SENHOR toda honra e toda glória!



Se você tem alguma dúvida sobre os assuntos abordados neste blog ou qualquer outro assunto teológico, deixe sua pergunta nos comentários ou envie para theologiapratica@gmail.com , que tão logo seja possível, tentaremos responder. Deus abençoe a todos.

sábado, 13 de agosto de 2011

Tudo posso naquele que me fortalece.


Muitas pessoas gostam de repetir o versículo: “Tudo posso naquele que me fortalece”. É verbalizado com convicção, antes do início de um desafio do tipo concurso público ou abertura de uma nova empresa, como se fossem palavras mágicas ou uma fórmula de pensamento positivo que garante o sucesso em qualquer empreendimento.
Será que esse­­ versículo se transformou em um amuleto? Vamos estudá-lo dentro de seu verdadeiro contexto.
O apóstolo Paulo, em sua carta aos filipenses, fala de momentos em que passou por diversas situações de abundância, e também de escassez, tendo aprendido a viver com o que ele tinha no momento. Se fosse pouco estaria bem, se houvesse fartura também. Se tivesse de passar necessidades, também estaria feliz. Paulo havia aprendido a viver bem de qualquer forma e estava agradecido ao povo de Filipos, porque o estavam ajudando com doações, e diz: “Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflição.” Fl 4-14.
Quando não lemos todo o capítulo, a tendência é usar o versículo de forma isolada, o que o afasta do contexto real.

Verdadeiramente o que as palavras de Paulo querem dizer, é que nos mais difíceis momentos de sua vida, ele encontrou capacidade de superação na fé em Jesus, de onde vinha a sua força.
Temos visto muitos cristãos, recitando esse versículo como se ele tivesse poderes mágicos. Essas palavras não são mágicas e devem ser usadas da forma correta. Tudo o que é de Deus não é “magia”. É poder e, é verdade. 
Para podermos tudo no SENHOR, devemos fazer a nossa parte. Devemos buscar nossos ideais de vida, e se caso as coisas não saírem como desejamos e a dificuldade se impuser, aí sim devemos afirmar: “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.” Fl 3-13.  
Então você pode pensar: “Se precisar trabalhar, suar a camisa, passar por dificuldades, necessidades e aflições eu não temerei mal algum, porque o SENHOR está comigo, Ele é o meu pastor e não me deixará faltar nada. Mesmo que ande pelo vale da sombra da morte, continuarei exultando no Deus da minha salvação”. Dessa forma realmente e verdadeiramente vamos poder tudo em Cristo que nos fortalece!
Isso é uma questão de sentimento, temos que sentir em nosso coração que essas palavras são verdadeiras e que Cristo está conosco em todos os momentos, por mais difíceis que nos pareçam. “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades, por Cristo Jesus.” Fl 4-19.
O uso do versículo, fora do seu contexto pode até fazer com que alguém se prejudique tentando, por exemplo, passar em um concurso público sem boa preparação, apenas firmado no versículo, como se fosse um amuleto.
Às vezes tentamos realizar algo (que achamos estar dentro da vontade de Deus para nossa vida) e falhamos. Alguns ficam frustrados e entristecidos porque não conseguiram realizar o que desejavam e muitos até duvidam das promessas de Deus para nós, quando isso acontece.
O poder do versículo está vinculado à vontade soberana de Deus para as nossas vidas e dentro dos limites permitidos por Ele.
Nesse versículo o “tudo” quer dizer que viverei feliz em meio à fartura ou a fome, em abundância ou escassez. Seja qual for à situação, Paulo lutou e viveu feliz porque tinha a Cristo que o fortalecia.
Podemos parafrasear Filipenses 4-13 da seguinte forma: “Sei que tive e terei ainda muitas aflições e que nem tudo o que eu quiser será da vontade de Deus para minha vida, sei também que sozinho serei derrubado, mas com a força que Jesus me dá, posso enfrentar qualquer situação sem medo”.
Que o SENHOR possa nos ajudar a nos contentarmos não só com aquilo que Ele nos dá, mas também com aquilo que Ele deseja que façamos.
            Ao SENHOR, honra e glória!



sábado, 6 de agosto de 2011

Quando a tentação bate a porta.

O que devemos fazer quando a tentação bate a nossa porta?  
Nossa natureza humana pecaminosa sempre vai nos fazer lembrar o que fomos antes de conhecermos a Cristo: pecadores. Algumas pessoas, até mesmo crentes em Cristo Jesus, acham que são tentadas por Deus. Mas será que realmente Deus nos tenta? Não, Deus não nos tenta de maneira alguma, mas Ele pode nos testar, permitindo que sejamos tentados por aquele que se diz “dono do mundo”, Satanás. Ele sempre estará à espreita para nos colocar à prova. Ele conhece nossos pontos fracos e sabe perfeitamente onde poderemos cair e voltar a nos sujar na lama do pecado.
O Senhor Deus nos concede o livre arbítrio para escolhermos entre o pecado e a retidão, entre deixarmos a carne falar mais alto ou vivermos no Espírito, entre a vida ou a morte. Precisamos nos manter fiéis a Deus mesmo sob pressão.
As tentações vêm de nossos maus desejos interiores, não de Deus. O pecado começa com um pensamento mau e se concretiza quando nos demoramos nele e permitimos que se torne uma ação.  
            O que devemos fazer quando somos tentados? Devemos resistir à tentação nos voltando para Deus em busca de forças e escolhendo obedecer à sua Palavra. Precisamos aprimorar e refinar nossa fé crescendo na dependência de Cristo Jesus.
            Se você está em obediência, haverá sempre um escape dado diretamente por Deus, quando estiver sendo tentado, “... mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” I Co.10-13.
Para que isso aconteça, você precisa estar seguindo a Jesus, e os seus atos devem estar em consonância com os Seus ensinamentos.
            As tentações sobrevêm a todos e muitos conseguem resistir a elas. Você também pode resistir porque Deus sempre mostra uma saída. Devemos nos sujeitar a Deus e devemos resistir ao diabo e as suas tentações, pois com certeza ele fugirá de nós. “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” Tg 4-7.
Deus nos ajudará a resistir à tentação fazendo com que reconheçamos as pessoas e situações que nos causam problemas e que escolhamos somente o que é certo, a orar pedindo a ajuda d’Ele e a procurar amigos que amem a Deus e que possam nos oferecer ajuda.
Afastar-nos de uma situação tentadora é o primeiro passo a caminho da vitória.
Ao SENHOR honra e glória!
            

terça-feira, 2 de agosto de 2011

ADS – Álcool, drogas e solidão: a fórmula da destruição.

Hoje ouvi a notícia de que a atriz Vera Fischer estava internada novamente, por causa do álcool e das drogas. Também nestes últimos dias, faleceu a cantora Amy Winehouse, possivelmente por overdose de drogas. São exemplos de que, ao contrário do que disse o nosso ex Presidente da República, em uma declaração muito infeliz, os ricos também passam por problemas sérios que transformam suas vidas num inferno. Para Lula, ser pobre é viver num inferno e por isso deveríamos buscar o céu aqui mesmo. 
Por que tantas pessoas famosas morrem de overdose? Se elas - como diz Lula - já vivem no céu, por que se embriagam e se drogam até finalmente morrerem?
Todas essas pessoas eram ricas, bem sucedidas, “felizes”, podiam comer do bom e do melhor, viajavam para onde queriam e segundo a opinião de Lula, “já estavam no céu”.
Hoje como já disse, ouvi que a atriz Vera Fischer precisou ser internada para se tratar do que ela mesma descreve: Álcool, drogas e solidão, o que cognominei de ADS. Em alguns casos é adicionado mais um “S”; de suicídio.
Para todas essas pessoas, o céu tem um aspecto de inferno. O inferno das drogas, o que leva todos da família a sofrerem juntos.
As drogas e os vícios em geral, funcionam como um tsunami que arrasta todos os que estão envolvidos com o viciado. Quando os familiares não aguentam mais, ai vem à solidão. 
Caro presidente: O céu aqui na terra deve ser buscado sempre, mas este “céu” deve ser o Reino de Deus. Este sim, devemos buscar através da proximidade com Deus, da intimidade com o nosso Criador, da oração, e colocando em prática os atributos que Deus nos deu, tais como: bondade, fé, moral ilibada, e acima de tudo muito amor, valores que não se negociam de maneira nenhuma. E isso pode ser conseguido tanto pelo rico, quanto pelo pobre. Só depende de cada um.
Provavelmente, essas pessoas que se autodestroem, estavam em busca de algo que não se pode comprar com dinheiro. O vazio que sentiam não pôde ser preenchido com fama, dinheiro ou beleza.
O vazio que temos dentro de nós, e todos nós temos, só pode ser preenchido por Deus, por seu Filho Jesus Cristo, com a supervisão do Espírito Santo. Só dessa forma, teremos aqui nesse mundo um “céu particular”, que nos é dado diretamente pelo nosso Criador.
O inferno existe na vida daqueles que não buscam o céu. Que procuram se autodestruir que não possuem em suas vidas o senhor certo. O senhor dessas pessoas, é fama, dinheiro, coisas efêmeras que não possuem nenhum valor. E isso pode acontecer tanto na vida dos pobres como na vida dos ricos.
Existem muitas pessoas que não são famosas e nem ricas, e que são extremamente felizes. Conheço muitas pessoas assim, e posso falar por mim mesma. Sou muito feliz com o que tenho e com o que sou. Não sou famosa, nem rica, e não estou no inferno. Vivo intensamente no céu que me é dado aqui na terra por Jesus Cristo meu Senhor e Salvador.



Portanto, caríssimos, oremos para que menos pessoas se envolvam no mundo das drogas e da destruição. E fiquemos atentos as Palavras de Jesus, porque essa é a fórmula para se obter o céu enquanto estivermos por aqui: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jogo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mt 11-28-30.
Honra e glória para aquele que nos dá o céu, na terra!
Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics