segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Do que está cheio o seu coração?

Devemos nos deixar preencher somente de coisas boas e saudáveis. Se assim o fizermos poderemos passar para os outros, tudo de bom que está nos revestindo.  Do que está envolvido o nosso corpo, alma e espírito? De coisas boas daquelas que vem diretamente de Deus ou nos deixamos envolver por sentimentos de insatisfação, desconfiança, raiva, ódio, descaso e tantos outros, tão igualmente nocivos? “O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.” Lc 6-45.
Tenho observado com muita facilidade, as expressões faciais das pessoas em lugares públicos. Elas demonstram através de seus rostos, tudo o que vai em seus corações.
A boca fala do que está cheio o coração. “Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.” Mt 12-34. Mesmo que não externem em palavras o que estão sentindo, suas fisionomias o fazem. 
Roupas, jóias, perfumes... Será que essas coisas são realmente importantes? Onde será que elas estarão quando não estivermos mais nesse mundo? Todos nós vamos para o mesmo lugar, voltaremos ao pó. O Criador, em sua infinita sabedoria padronizou o método de como nossa matéria deixaria esse mundo, para que ninguém pudesse se gabar de ser melhor do que o outro. Nesse caso estamos falando do corpo. “Todos vão para um lugar, todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó.” Ec 3-20.
Pode haver algumas diferenças, alguns serão cremados, outros sepultados no solo ou em gavetas, mas todos voltarão ao pó, pois mesmo cremados serão transformados em pó e ao pó voltarão. “No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes a terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.” Gn 3-19.  Precisamos nos envolver com a alegria, amor, bondade, longanimidade, fé, temperança, mansidão etc., para que também o nosso corpo e a nossa alma retransmitam aos outros o que está em nós. Gl 5-22.
As pessoas precisam ver em nós todos esses frutos. E, só teremos importância se tivermos vivido aqui de acordo com a vontade de Deus, ou seja, precisamos viver com bondade, e principalmente com amor ao próximo. Só assim quando partirmos, seremos lembrados como pessoas boas, e de bom coração. Só isso conta para Deus. Se vivermos brigando, estressados, preocupados com coisas materiais, nossa alma sofrerá com isso e conseqüentemente adoeceremos. Alma doente=corpo doente. Se deixarmos nossa alma adoecer, usando nosso livre arbítrio da maneira errada, o corpo adoecerá e nosso espírito também sofrerá com isso. 
“Vivifica-me, ó Senhor, por amor do teu nome; por amor da tua justiça, tira a minha alma da angústia.” Sl 143-11. Esse salmo de Davi, deixa bem claro a importância que tem a nossa alma e como é ruim quando ela está afetada pela angústia.
Precisamos encher nosso coração com coisas boas, com a Palavra do Senhor, com oração, louvores, enfim tudo o que edificará nosso corpo, alma e conseqüentemente nosso espírito. “O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate.” Pv 15.13. Nós mesmos somos culpados quando nos abatemos, pois não sabemos de que maneira devemos tratar nosso coração e mente. Para que o nosso coração e mente estejam em paz devemos sempre nos lembrar que o nosso sentimento interior transparece em nosso rosto, logo se o nosso coração estiver alegre, resplandeceremos felicidade. O Senhor se agrada disso e as pessoas com quem convivemos e até as que não convivemos também agradecerão.
Honra e glória somente a ti, Senhor!

Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics