quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A Síndrome de Nicodemos. Como nascer de novo.

Nicodemos era um fariseu, líder dos judeus e membro do conselho judaico nos tempos de Jesus. Ele não conseguiu entender porque Jesus havia dito que para entrar no Reio de Deus o homem teria que nascer de novo.
Nós também, possivelmente, já passamos pelas mesmas dúvidas que Nicodemos. Que história é essa de nascer de novo? Jesus em sua infinita bondade o esclareceu, e conseqüentemente muitos de nós também, através da Palavra de Deus, compreendemos o que realmente significa nascer de novo. 

Quando Jesus se referiu ao novo nascimento Ele estava falando da regeneração pelo qual Deus nos proporciona uma vida espiritual, se confiarmos em Cristo. Se não nascermos espiritualmente, não saberemos discernir as coisas espirituais e conseqüentemente não entraremos no Reino de Deus. Tudo isso se dá através da obra do Espírito Santo, que nos renova por meio da limpeza, da regeneração ou seja, do novo nascimento. Se não tivermos passado por isso, não teremos a base para uma vida cristã, e não realizaremos boas obras. Só o Espírito Santo pode nos ajudar a crescermos em nosso caráter. Para entrarmos no Reino, também são necessários arrependimento e renascimento espiritual. 


Será que estamos dispostos a pagar o preço? Nascer de novo, regeneração, discernimento espiritual, limpeza espiritual, Espírito Santo? O que tudo isso quer dizer? O novo nascimento ou a regeneração, é o ato pelo qual Deus concede uma vida espiritual àqueles que resolvem se entregar e confiar em Cristo. Sem isso não entraremos jamais no Reino de Deus e como resultado, não saberemos discernir o que é espiritual. Vivemos muito apegados à carne e ter discernimento das coisas espirituais, nos separará um pouco das coisas da carne e, assim, nos aproximaremos mais de Deus.
Precisamos nos propor de coração a discernir as coisas espirituais, e para tal, somente é necessário nos focar nas coisas de Deus, isso inclui as nossas vontades, pensamentos, e emoções. Também fazem parte do pacote as nossas suposições, valores, desejos e propósitos. Estar orientado para as coisas do Espírito, significa estar voltado para as coisas nas quais nos focamos, e a partir desse momento devemos ser governados por elas. Dessa forma, seremos pessoas nascidas de novo prontas a entrar no Reino de Deus e teremos como nosso Regente o Espírito Santo de Deus, Aquele que nos foi prometido por Jesus. Mas, se ao contrário nos deixarmos levar pelas coisas carnais, teremos como nosso regente Satanás. “Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.” Rm 8.5.
A vida do cristão deve mudar porque ele está sendo transformado à semelhança de Cristo. Em vez de vivermos para nós mesmos, como novas criaturas, estaremos vivendo para Cristo. “Os antigos desejos malignos de vocês foram pregados na cruz juntamente com ele; aquela parte que em cada um de vocês tem a tendência de continuar pecando foi esmagada e mortalmente ferida, de maneira tal que esse corpo, amante do pecado, não está mais sob o controle do pecado e não necessita mais ser escravo dele.” Rm 6-6.
Nascer de novo é isso. Deixar as coisas velhas e recomeçar realmente como uma nova criatura, isso, responde as dúvidas de Nicodemos. E as suas dúvidas foram esclarecidas? Sua velha criatura foi esmagada e morta, e você nasceu de novo com Cristo, ou você ainda deixa que a sua velha criatura fale mais alto? “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” II Co 5-17.
  Honra e glória somente a ti, Senhor!

2 comentários:

Edgar Salgado disse...

Gostei do estudo. Estou passando para um irmão que ainda não nasceu de novo. Que o Senhor Jesus continue ti dando sabedoria a cada dia mais. Edgar - Barra Mansa - RJ.

Edgar Salgado disse...

Gostei do estudo. Estou passando para um irmão que ainda não nasceu de novo. Que a paz do Senhor seja sobre a sua vida. Edgar

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics