quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Violência contra a alma.

Tanto a violência contra o corpo como também a da alma, pode acontecer com os dois sexos, homens e mulheres sofrem com esse tipo de invasão, de violação. Não é só o nosso corpo que pode ser violado. Na violência sexual, corpo e alma sofrem, podendo o violentado entrar em profundo estado de choque, muitas vezes seguido de depressão. Uma coisa não está desligada da outra. O corpo não pode ser desligado da alma e vive-versa.
Vamos falar aqui, somente sobre a violência praticada contra a alma, que muitas vezes é provocada por cônjuges, filhos, filhas, amigos, colegas de trabalho etc., por muitas pessoas e por muitas causas.
Quando somos destratados e feridos por alguém, seja lá quem for, nos sentimos violentados. Se essa violência, é praticada por alguém que amamos, o trauma da alma é ainda maior. Ela fica em pedaços, e muitas vezes, dói muito mais do que se tivéssemos levado uma surra. Como um copo que se parte em pedaços quando cai no chão, a nossa alma também fica em pedaços e assim como o copo, não adianta tentar colar, porque sempre ficará uma rachadura que nem a cola super bonder poderá colar.

É, nesse momento que o Senhor entra em ação. Só Ele possui o bálsamo que conseguirá consertar tamanho estrago. Todos nós deveríamos pensar muito, antes de ofendermos, ou maltratarmos alguém, seja ele de nossa família ou não. O estrago é o mesmo. Só Deus em sua infinita misericórdia com os que sofrem, pode restaurar todos os pedaços que ficaram estilhaçados pela violência sofrida. Lembrem-se, coração partido demora muito para se curar, por isso, sempre que nos desentendermos com alguém pensemos antes: O que faria Jesus em meu lugar? Se assim o fizermos, com certeza não machucaremos mais ninguém.
Quando despedaçarem a nossa alma, e por acaso a depressão bater à nossa porta, pois a depressão é uma das doenças emocionais mais comuns nos dias atuais, o único antídoto é meditarmos na bondade de Deus para conosco. Devemos focar nossos pensamentos na capacidade que Deus tem de nos ajudar e não em nossa dificuldade e na nossa incapacidade de sairmos dessa situação sozinhos.
A violência sexual é punida com prisão, e em muitos lugares até com a morte, porém a violência da alma, ninguém vê. O sofrimento é só de quem foi violentado. Ele se vê sozinho em meio a um enorme dor. Esse tipo de violência só pode ser dividido com Jesus. E, é a Ele que devemos recorrer nesses casos, principalmente quem não tem acesso a tratamento psicoterápico. Se pudermos associar a oração com terapia, a cura será muito mais rápida. 

A violência corporal até pode cicatrizar, porém, a da alma levará muito mais tempo. O único remédio que temos nesse caso é a busca do Senhor de nossas vidas para que Ele derrame um bálsamo curador sobre nossas feridas para que elas sejam curadas. Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face.” Sl 42-5. Devemos ter esperança no Senhor, pois Ele é a nossa rocha, nosso protetor e o nosso alicerce. Por maior que seja o estrago que fizeram conosco, e em qualquer circunstância, devemos orar e esperar n’Ele. “Contudo, o SENHOR mandará de dia a sua misericórdia, e de noite a sua canção estará comigo: uma oração ao Deus da minha vida.” Sl 42-8. Por isso, devemos evitar discussões, ofensas ou agressões com todas as pessoas, mas principalmente com os nossos queridos. Vivamos em paz com todas as criaturas, para que a nossa alma não sofra por termos ferido alguém.
Toda honra, e toda glória somente a ti Senhor!

Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics