sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O que é o carnaval?

Mais uma vez chegou o carnaval! Carnaval significa: Período de festas profanas de origem medieval, compreendido entre o dia de Reis e a quarta feira de cinzas, período que compreende os três dias que precedem a Quaresma, durante o qual, com o afrouxamento das normas morais, se dá o irromper de recalques, por meio de danças, cantos, trejeitos, indumentária diversa da habitual etc. Folguedo, orgia.
E o que vem a ser orgia? Orgia quer dizer: Bacanal, festa de prazeres licenciosos, (prazeres desregrados, sem freio, que excede os limites do lícito, devasso, libertino), desordem, anarquia, tumulto, excesso, desperdício. Depois de todas essas explicações do dicionário, chegamos à conclusão de que o carnaval não é algo de Deus. Não procede de Deus não tem nada a ver com o Criador, e sim com a criatura.

Aí chega o carnaval, aí é possível exceder todos os limites onde houve freios o ano todo, “porque no carnaval todas as normas morais são afrouxadas e eu posso colocar para fora tudo o que esteve reprimido dentro de mim”. 
Haja dinheiro para tanto "afrouxamento". Com essa quantia, muitos necessitados poderiam ser alimentados. 

Os que passam fome, frio, doenças e tantas outras. Para ajudar alguém necessitado, nunca temos dinheiro, mas para comprar um abadá, (roupa própria dos trios elétricos para o carnaval) o dinheiro aparece, nem que tenhamos que passar fome o ano inteiro. 

No carnaval, muitos empobrecem tanto financeiramente quanto espiritualmente e os ricos ficam mais ricos, como é o caso dos trios elétricos que animam o carnaval em nosso Brasil.

Os valores estão totalmente trocados em nossa sociedade. Sem falar daqueles que sabem que o carnaval não é de Deus, e mesmo assim vão em busca de divertimento profano. Sabemos que o pecado pode ser cometido todos os dias, porém o carnaval é propício para o pecado. É a época em que os acidentes de trânsito, devido ao excesso de bebidas alcoólicas, se multiplicam.


Fomos criados por Deus e, é normal que queiramos nos aproximar d’Ele. Só o Senhor Deus poderá preencher o grande vazio existencial que muitos sentem e saem a procura de prazeres rápidos que o preencham, e que nada acrescentam. 

Depois que tudo termina, é que percebemos quantos riscos corremos, quanto dinheiro gastamos e caímos na real de que continuamos frustrados e vazios do mesmo jeito. 
A adrenalina passageira do carnaval acabou. Observamos que continuamos angustiados e vazios, só que agora mais pobres. Só Jesus pode nos suprir de tudo o que precisamos.

Para que possamos ser cheios de Deus, devemos estar em consonância com Ele todos os dias do ano, inclusive no carnaval. E se estivermos mais perto do Senhor, podemos ter a certeza de que: “A Sua bondade e a sua misericórdia nos acompanharão todos os dias de nossas vida. E, viveremos na presença do Senhor para sempre!” Sl 23-6.


Que possamos honrar a quem é digno de honra. E o único digno de honra é Deus, Aquele que existe em três pessoas distintas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Honra e glória somente a ti, Senhor!

Um comentário:

Stylosophy | Lisi disse...

Ótimo texto. Por mais que algumas pessoas, digam que 'pulam' carnaval sem pecar, que levam os filhos nas matinês, por mais que o intuito da pessoa seja puro, o ambiente da festa é espiritualmente condenado.
Bjins!

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics