sábado, 17 de março de 2012

As árvores e nós.

Observando e meditando sobre as árvores, pude observar o quanto elas são úteis. Mesmo que não frutifiquem, elas ainda conseguem nos dar coisas excelentes. A começar pela sombra, podemos nos abrigar debaixo de seus galhos para descansar, e recuperar o fôlego.
Quando estamos cansados, ficar embaixo delas funciona como um bálsamo curador. É divino, inexplicavelmente gostoso e reconfortante. 

Suas flores colorem e enfeitam a natureza com os mais diversos tons de cores. Vemos diversos pássaros pousando, se alimentando e cantando em seus galhos em total harmonia com a natureza.

Eles constroem suas casas em seus galhos para  reproduzirem-se. Borboletas pousam. As abelhas sugam suas flores, para que posteriormente tenhamos o mel em nossas mesas, e as folhas que caem servem de adubo para outras plantas crescerem. 


Quando são frutíferas, nos dão também alimento. Podemos saborear as mais diversas frutas, cada uma mais deliciosa do que a outra. As árvores também alimentam os animais, que desfrutam dos restos que caem ao solo. Sua madeira pode ser transformada em materiais importantes para nós. Algumas fornecem látex. Enfim, poderia ainda citar mais alguns benefícios de uma árvore. 
E nós? Fomos criados a feitura de Deus e muitas vezes não frutificamos. Convertidos ou não, somos filhos de Deus, se seremos salvos ou não, só depende de nós mesmos.
As árvores mesmo que não frutifiquem ainda podem nos dar muito. Frutificam de outra maneira, mas frutificam. Nós seres humanos, ao contrário das árvores que seguem seu ciclo de vida, muitas vezes ficamos de braços cruzados sem nunca frutificarmos. 
O que temos feito para dar frutos? Temos alimentado o pobre que bate à nossa porta? Visitamos orfanatos e asilos e os ajudamos com palavras reconfortantes? Oferecemos um toque carinhoso e nossa solidariedade a eles? Não precisamos levá-los para casa, basta apenas que ouçamos o que eles têm para nos dizer. Se assim fizermos com certeza estaremos frutificando, tal qual uma árvore plantada à beira de um rio.
Que possamos meditar sobre o assunto, para que tal qual a árvore, venhamos a ajudar algum necessitado com a nossa sombra amiga. 
O Senhor Deus nos estimula a dar frutos. Em sua Palavra Ele compara José a um ramo frutífero: “José é uma árvore frutífera, árvore frutífera à beira de uma fonte, cujos galhos passam por cima do muro.” Gn 49-22. Que José seja o nosso exemplo.
Façamos a diferença, o Senhor se agrada disso.
Honra e glória somente a ti, Senhor!




Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics