quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O homem pode ser a luz do mundo.


Por que a tecnologia poderia estar contra o homem? Eu diria que, por causa da solidão que ela está causando a ele.  Hoje o que vemos são pessoas preocupadas em controlar celulares e tablets a todo instante. Ao invés de conversar com as pessoas que estão ao seu redor, conversam todo tempo com seus aparelhos eletrônicos. Checam e mails na hora do almoço, atendem ligações bem na hora em que deveriam estar saboreando seu alimento, e quem sabe conversando com alguém que estivesse por ali. A troca de informações, muitas vezes úteis ou divertidas, que deve haver entre duas pessoas que estão próximas, passa para um aparelho que envia fotos, mensagens, e informações muitas vezes desagradáveis. Algo que deveria ser bom, agradável, satisfatório passa a ser estressante.
E o pior de tudo, é o homem que procura e busca se manter em constante estresse por livre e espontânea vontade. Dentro de casa é a mesma coisa, as pessoas passam horas em frente ao computador, interagindo sabe-se lá com quem, esquecendo-se de seus familiares. Além disso, o uso indiscriminado desses aparelhos de alta tecnologia pode causar acidentes, se for usado quando se está guiando um carro, onde a atenção deve estar totalmente voltada para a prevenção de acidentes. Além de fazer mal a ele próprio, pode também prejudicar a terceiros que não tem nada a ver com a ignorância de quem causou.
A tecnologia trouxe também além do afastamento do homem com seus amigos, e familiares, algumas doenças. Tumores cerebrais a quem usa indiscriminadamente o celular, obesidade a quem fica o tempo todo sentado à frente do computador. O controle remoto também contribui e muito para a obesidade, pois nem para mudar o canal de televisão o homem se levanta mais.
            A tecnologia é boa a partir do momento em que é usada para salvar vidas, diminuir o sofrimento dos doentes e tantas outras coisas, e não para adoecer e matar o homem e enriquecer a muitos.
Resumindo isso tudo: é necessário saber usar toda tecnologia que está ao nosso alcance, principalmente depois de tantas descobertas que supostamente veio para facilitar a vida do homem. Tudo pode ser usado, porém, com cuidado e sobriedade. E como já dizia o Apóstolo Paulo ao povo de Corinto: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas são lícitas, mas eu não me deixarem dominar por nenhuma.” I Co 6-12.
 Fica aqui uma sugestão para quem passa o tempo todo em frente ao computador, ou falando sem parar no celular: procure orar mais, ter momentos de intimidade com Deus, deixando de “usar” Deus como empregado, somente nos momentos de dificuldades e angústias. Com certeza absoluta, nossa vida terá muito mais sentido, muito mais sabor e poderemos dessa forma, ser luz para muitos. Deus se agradará se nós assim o fizermos.
            Honra e glória somente a ti, Senhor!



Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics