domingo, 28 de outubro de 2012

Ovelhas órfãs de pastores vivos.


Um bom pastor só deveria possuir em sua igreja o número de membros que pudesse cuidar. Não deveria existir pastor que não conseguisse cuidar de suas ovelhas. Cada uma tem suas necessidades especiais e exclusivas. Ninguém é igual a ninguém. Todos nós somos diferentes em necessidades e anseios. 
Como poderemos conversar com nossos pastores, se eles nunca podem nos atender, tendo em vista o número muito grande de ovelhas. Se ele não pode atender a uma e outra ovelha, elas ficarão sem atendimento e aconselhamento. Muitas podem estar deprimidas, com vontade de abandonar tudo, esposos e esposas podem não estar se entendendo, podem estar tendo problemas com o trabalho, com filhos adolescentes, talvez estejam com medo de um diagnóstico de doença incurável etc.
Ao procurar o pastor, àquele que poderá nos apoiar, orar conosco, ungir nossa cabeça com óleo santo, ouvir nossos clamores e petições, orar por nossos parentes necessitados, e não o encontramos, pois o mesmo está atendendo outras e outras pessoas, e até mesmo ocupado em seu trabalho secular, nos deparamos com a decepção, se não podemos contar com aquele que é nosso mentor espiritual com quem mais poderemos contar? Principalmente os novos na fé. Esses possuem uma necessidade ainda maior de ser reconhecido e apoiado por seu pastor.
Quando uma igreja cresce a ponto de seu líder espiritual não conhecer um membro pelo nome, está na hora de desmembrar essa igreja e transformá-la em outra menor.
O verdadeiro líder espiritual, que pastoreia uma igreja, deve conhecer as suas ovelhas pelo nome e as ovelhas por sua vez, conhecem seu pastor e líder pela voz. Elas não irão atrás de outro pastor se estão satisfeitas com o seu. “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;” Jo10-27. É dessa forma que deveria ser. 
Hoje vemos igrejas super lotadas, onde ninguém conhece ninguém, nem o pastor sabe quem são as pessoas que frequentam a igreja onde ele é ministro. É cada um por si. As ovelhas ficam perdidas e algumas pastam até em outros terreiros. Não existe mais vínculo. Provavelmente, só o vínculo do dízimo que é devolvido. O membro se sente só. E, é bem provável que por isso tantas pessoas estão deixando de fazer parte de uma congregação. Estão preferindo ficar em casa, assistir aos cultos pela televisão ou internet, e às vezes só vão à igreja no dia de Santa Ceia.

Jesus disse: “Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.” Jo 10-14. O bom Pastor conhece muito bem suas ovelhas e delas é conhecido. Exemplo perfeito para os pastores das igrejas atuais. Eles nunca abandonam uma ovelha sequer. Enquanto os pastores não estão suprindo as necessidades de seus membros o conselho é: Ler a Bíblia sempre. Procurar seguir Jesus em tudo. Transformar o nosso caráter ao d’Ele, para que todos possam ver Jesus espelhado em nosso rosto. Afastar-se do pecado e procurar sempre a santidade. “Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.” I Pe 1-16. É difícil? Sim, é. Mas não é impossível. A escolha é nossa.
Honra e glória somente a ti, Senhor!






2 comentários:

Stylosophy | Lisi disse...

Gostei muito do texto. A primeira frase pode causar muita polêmica e forçar as pessoas a pensarem em seus pastores, pastores superstar, pastores que só vivem viajando de congresso em congresso...gostei muito mesmo. Muito verdadeiro.

KOINONIA em Foco disse...

Muito bom o texto ... Na busca por cachê pastores estão deixando suas igrejas e correndo atrás de dinheiro pra todos os lados e isso tem data e hora para começar a ter efeitos negativos. A pessoas perdidas na casa do Pai por não ter auxílio eficaz e eficiente de quem foi ordenado para atende-las. estão deixando a responsabilidade para seus vices quando deveriam estar a frente. Eu penso que o melhor a fazer é entregar a função para alguém que não queira apenas estar envolvido mas comprometido.

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics