quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A felicidade de viver de forma simplificada.



Felicidade é vivermos com simplicidade de maneira simplificada. Quanto mais amontoamos, mais complicada nossa vida se torna. Quando temos o hábito de amontoar coisas, também amontoamos sentimentos. Que tipo de sentimento? Os mais nocivos. Quando a vida é vivida com simplicidade, com simplificação, os sentimentos também são simples e bons. E como nos sentir felizes, se nossa casa está cheia de entulhos, de coisas que não usamos ou mexemos há mais de um ano, até dois anos? Não dá para ser feliz dessa forma.
Já está comprovado que as doenças do corpo começam na mente se transformando depois em doenças psicossomáticas afetando também o nosso espírito. O Senhor nos exorta a darmos o devido valor a cada coisa nesse mundo, nem mais, nem menos, e a que não andemos preocupados ou ansiosos com nada. “Não fiquem preocupados a respeito de coisas: com a própria vida, quanto ao que comer ou beber, nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa?” Mt 6-25.
Jesus era simples e totalmente dotado de humildade. “Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrarão descanso para as suas almas.” Mt 11-29 O que será que tem feito os crentes para se assemelharem a Jesus nessa Palavra? Desejam ser mansos e humildes e ter descanso para suas almas, ou viver sempre preocupado com tudo? 
 Desejamos possuir todos os poderes de Jesus. Realizar curas e maravilhas, expulsar demônios e ressuscitar os mortos. Mas, será que desejamos ser mansos e possuir a humildade dentro de nós? É certo que não. Quando acumulamos coisas de que não precisamos, não usamos e não temos nenhuma perspectiva de usar, não estamos nem um pouco parecidos com Jesus. Não consigo imaginar Jesus tendo um armário abarrotado de  roupas,  sapatos e tralhas. Jesus possuía muito pouco de coisas materiais. Sua riqueza estava em seu coração.
Sabemos que os dias de hoje são diferentes dos dias de Jesus porém, as coisas não são diferentes em termos de acumulação.
Uma vida sem acúmulos de coisas é muito mais fácil de ser vivida. Imaginemos Jesus tendo que viajar para levar as Boas Novas a todos, se preocupando com malas de roupas e acessórios caros. Eletroeletrônicos que muitas vezes nem usaria, jóias e roupas caras. Enfim, esse não seria Jesus.
Jesus era humilde, simples e vivia muito bem com pouco. Por que será que nós não conseguimos viver com pouco? Por que temos a sensação de precisar mais, ostentar mais e ter mais? Fica aqui a pergunta. Que possamos meditar e descobrir o porquê de tanta coisa acumulada, que poderiam ser doadas a quem necessita. “E consideremo-nos uns aos outros para incentivar-nos ao amor e às boas obras.” Hb 10-24.
Devemos buscar a sabedoria do alto. Pedir ao Senhor que nos ajude a ser menos apegados aos bens materiais e a liberar os acúmulos a quem esteja precisando. “Pois é o Senhor quem dá a sabedoria..., porque a sabedoria estará em seu coração e o conhecimento será prazeroso para sua alma.”  Pv 2.6-10.
Portanto, mãos à obra, busquemos ao Senhor enquanto podemos encontrá-lo, e   que possamos viver de forma mais simplificada para que possamos ser muito mais leves e felizes.
Honra e glória somente a ti, Senhor!




Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics