sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Propósito de oração diária: Dívidas e desperdícios.


Como evitar o endividamento e os desperdícios? Possuir dívidas significa dever dinheiro a alguém. E o desperdício? Desperdiçar quer dizer, esbanjar, perder, ter despesas inúteis é jogar fora algo que alguém poderia estar precisando. Quantas vezes jogamos pão e comida no lixo. 
 

 A Bíblia nos ensina a não nos endividarmos e nem a desperdiçar algo que poderia ser útil a outras pessoas, principalmente a comida. Jesus no Evangelho de João deu um exemplo do que gostaria que fizéssemos com o alimento que sobra. “E, quando estavam saciados, disse aos seus discípulos: recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca”. Jo 6-12. 


Parafraseando Jesus: E, quando todos estavam alimentados, disse aos seus discípulos: recolham os pedaços que sobraram, que excedeu o que precisavam, para que nada seja desperdiçado. Jesus não apóia o desperdício. Todas as pessoas deveriam cuidar para que nada em sua casa fosse desperdiçado. Existem tantas pessoas que passam fome e muitas que colocam comida no lixo.
Muitas vezes gastamos o dinheiro com coisas que não são necessárias. “Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura.” Is 55-2. 
O segredo para não dever a ninguém, é levar uma vida regrada, pautada naquilo que ganhamos. O Senhor diz que não devemos nos endividar, porém se isso acontecer, devemos saldar nossas dívidas e para isso é necessário muito esforço, disciplina, perseverança e sacrifício. Precisamos da ajuda de Deus e para isso devemos buscá-lo, pois Ele nos dará sabedoria e o entendimento para agir. “Com sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece.” Pv 24-3. “E os pensamentos do diligente tendem só para a abundância, porém os de todo apressado, tão somente para a pobreza.” Pv 21-5. Se planejarmos bem a nossa vida financeira tudo tenderá para a abundância. E, finalmente, não devemos contrair mais dívidas. Devemos viver com o que ganhamos. O Senhor deseja que vivamos plenamente a nossa vida sem o estresse das dívidas. Ele se interessa plenamente por nós em todos os sentidos. Para isso está disposto a nos ajudar, basta apenas que o busquemos de todo coração. 
A nossa oração de hoje é que sejamos zelosos com os nossos bens, que não façamos dívidas de espécie alguma e que possamos parar de desperdiçar alimentos em nossa casa. E se tivermos que dever alguma a coisa a alguém que seja o amor. “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros.” Rm 13-8.
Honra e glória somente a ti, Senhor!




Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics