segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Propósito de Oração diária: Hipocrisia


A palavra hipocrisia é de origem grega e quando traduzida significa: representação, declamação, o que recita coisas prontas, que representa um papel. Pessoas hipócritas desempenham o tempo inteiro um papel que não é delas. São como atores e atrizes que passam à vida representando uma personagem. São dissimuladas, aparentam o que não são, e também sentimentos que não possuem, são disfarçadas, fantasiam e gostam de inventar. Exercem esse papel tão bem que até elas mesmas acreditam que são verdadeiras. “Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência.” I Tm 4-2. São fingidas e falsas.

É interessante lembrar que os textos dos dias 10 e 14 de dezembro, também falam de coisas do gênero. Falsidade, enganos e sofismas fazem parte da família do hipócrita, ou os que praticam a hipocrisia. 


 Jesus no Evangelho de Lucas alertou os discípulos quanto aos hipócritas que tentavam aparentar o que não eram. Faziam papel de “santos” muito embora seus corações estivessem muito longe de Deus. Esses homens eram os fariseus, que eram egoístas, impostores e famintos de poder e não guias espirituais dedicados a Deus como desejavam aparentar. Não é possível demonstrar aparência de respeitabilidade e bondade quando o coração está distante do Senhor. “Acautelai-vos, primeiramente, do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.”Lc 12-1.

Nesse texto Jesus exorta aos seus discípulos que não se deixassem contaminar do “fermento” que representava a corrupção e a hipocrisia dos fariseus, uma vez que todo fermento quando se mistura à massa do pão se alastra em toda ela para fazê-la crescer. Jesus estava falando da má influência dos fariseus. 
Que possamos estar alertas e nos afastar dos adeptos da hipocrisia. “A sabedoria que vem do céu é antes de tudo pura; e é também pacífica, bondosa e amigável. Ela é cheia de misericórdia, produz uma colheita de boas ações, não trata os outros pela sua aparência e é livre de fingimento.” Tg 3-17.
A nossa oração de hoje é que o Senhor nos livre de toda hipocrisia. Que nos conceda a sabedoria pura, pacífica, bondosa e sem fingimentos que vem diretamente do céu, e do Seu Santo Espírito.
            Honra e glória somente a ti, Senhor!



Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics