sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Propósito de oração diária: Jogos de azar.


 Jogar significa arriscar-se, principalmente quando estamos falando em jogos de azar. Qualquer tipo de jogo vicia.  Cria hábito e em termos de jogos de azar pode levar o praticante a falência. Não só a falência financeira, mas a falência moral.

Azar significa má sorte, o que causa infelicidade. Ao ficarmos viciados em jogos de azar, estaremos sempre azarados e infelizes. Mas será que a Bíblia Sagrada condena os jogos de azar? Explicitamente, a Bíblia não condena porém, se jogar é arriscar o dinheiro que você ganha em seu trabalho de maneira ilícita tornando isso um vício, isso sim é condenado.“Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se transpassaram a si mesmos com muitas dores”. I Tm 6-10. Transcrevendo o mesmo texto na linguagem de hoje temos: “Pois o amor ao dinheiro é uma fonte de todos os tipos de males. E algumas pessoas por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da fé e encheram a sua vida de sofrimentos”. I Tm 6-10.
Os jogos de azar giram em torno do dinheiro fácil, para a obtenção de riqueza fácil, o que demonstra por parte de quem está viciado, o amor ao dinheiro. “O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isso é vaidade. O trabalhador pode ter pouco ou muito para comer, mas pelo menos dorme bem à noite. Porém o rico se preocupa tanto com as coisas que possui, que nem consegue dormir”. Ec 5.10-12.
Multiplicar o dinheiro, fazê-lo crescer de maneira honesta não é condenado pela Bíblia.Jesus na Parábola dos Talentos parabenizou os servos que multiplicaram o dinheiro que lhes foram entregues e condenou o que não o fez.  Quem consegue ganhar dinheiro em jogos usa-o para ganhar mais e mais e dessa forma perde tudo o que ganhou. “A riqueza que é fácil de ganhar é fácil de perder; quanto mais difícil for para ganhar, mais você terá”. Pv 13-11. 

O vício em jogos por mais inofensivo que possa parecer leva o homem que o pratica e a sua família a degradação moral, pois quando o dinheiro acaba, tal qual o viciado em drogas ele começa a vender todos os objetos que possuem em casa, desguarnecendo-a de todos os bens para pagar dívidas de jogo. Servir ao dinheiro é para quem se interessa em desfrutar o momento, esquecendo-se do futuro com Deus. Devemos investir em nossa riqueza futura nos entregando totalmente a Senhor de nossas vidas. “Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro”. Mt 24-6. Opte pela vida, com Jesus, pois quando o seguimos de todo coração Ele nunca nos abandona: "Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei nem te desampararei." Hb 13-5.
            Honra e glória somente a ti, Senhor!




Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics