segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Propósito de oração diária: Os Enganos e os sofismas.

Os sofismas podem nos induzir a raciocinar de forma enganosa e consequentemente agir de forma errada.  A Palavra de Deus nos exorta a não darmos ouvidos a eles. Satanás, que "veio para roubar, matar e destruir"  se utiliza muito de enganos e sofismas para nos confundir. 

Os sofismas são artifícios usados por muitos quando querem nos induzir ao erro. Muitas vezes eles conseguem nos enredar e iludir com coisas que só possuem aparência de verdade, mas que no fundo tratam-se de grandes mentiras. Algumas pessoas confundem as verdades da Palavra de Deus, usando argumentos e raciocínios que destoam das verdades bíblicas. Os sofismas simulam verdades, aparentemente lógicas, mas que são, em sua essência, incorretas inconsistentes e enganosas.  
A Bíblia nos compara com meninos inconstantes quando nos deixamos levar por algo que não é a verdade. “Então não seremos mais como crianças, sempre mudando nossa ideia a respeito daquilo que cremos porque alguém nos disse uma coisa diferente, ou habilmente nos mentiu, e fez que a mentira soasse como verdade.” Ef 4-14. Esse pequeno texto deveria se chamar o “versículo do sofisma.”

Paulo em sua carta ao povo de Éfeso já falava sobre os sofismas. Esses argumentos só servem para nos afastar dos caminhos do Senhor, destruindo nossa vida física e emocional e no futuro nossa vida espiritual, pois não teremos mais certeza da eternidade com Deus. Devemos nos resguardar de ouvir esses raciocínios e também de não usarmos nossa boca para proferi-los a outros. “Porque quem amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano.” I Pe 3-10.

Pessoas enganosas se utilizam de artimanhas e ciladas para nos envolver e introduzir o mal em nossas vidas. Sutil e delicadamente vão de forma sorrateira envolvendo o homem  induzindo-o ao mal, e isso acontece em tudo na vida, nas relações amorosas, no trabalho e nas amizades. “Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo". Cl 2-8. 

Infelizmente, o engano está acontecendo até dentro de nossas igrejas, onde o ciúme, a inveja, as rivalidades e até falsas profecias e revelações estão acontecendo. "Satanás é cheio de engano e malícia e inimigo de toda a justiça e não cessará de perturbar os retos caminhos do Senhor" (At 13-10), por isso não devemos nos deixar levar por enganos e sofismas, devemos estar firmes em Seus caminhos, porque quando temos Cristo, temos tudo. "Ele é o mais alto soberano, com autoridade sobre qualquer outro poder" Cl 2-10.


O segredo para não se deixar enganar é estar atento e orar, (Mt 26-41), "para não se deixar levar por aqueles que procuram se justificar com enganos e sofismas, porque a terrível ira de Deus está sobre todos aqueles que os praticam". Ef.5-6.
Finalmente, conhecer mais a Palavra de Deus, (que deve ser o nosso único referencial), dar bom testemunho e deixar-se guiar pelo Espírito.
A nossa oração de hoje é que o Espírito Santo de Deus nos conceda discernimento para não dar ouvidos aos sofismas.
Honra e glória somente a ti, Senhor!
Soli Deo Gloria!





Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics