sábado, 26 de maio de 2012

Jesus e suas mãos protetoras.


Necessitamos da ajuda de Deus a todo instante, porém existem momentos em nossas vidas que necessitamos mais dessa ajuda e de que, Ele literalmente nos estenda a mão. Jesus pode estender a mão para nos ajudar e também pode fazer com que muitos caiam por terra. Ele pode nos resgatar ou pode permitir que caiamos para depois efetuar nosso resgate. Pode estendê-la também para chamar a nossa atenção para algo que esteja errado em nossas vidas. Isso vai depender de nós, do quanto temos de intimidade com Deus, e de nossas práticas como cristãos.
A Bíblia relata muitos momentos assim, e mostra-nos o Senhor resgatando e o Senhor educando seus filhos. 
Éramos pobres, cegos, perdidos, pecadores, não tínhamos Deus e nem Jesus, mas mesmo assim Ele estendeu a sua mão para nos ajudar. Nossa alma estava longe do caminho do céu e conseqüentemente de Deus, justamente por sermos desprezíveis pecadores, porém quando conhecemos Jesus e Ele nos estende a sua mão é capaz de transformar nossa vida que estava em trevas na mais perfeita luz. Deixaremos de tatear no escuro e desfrutaremos da luz que vem diretamente do trono de Deus.
Depois que O aceitamos nos regozijamos e nos perguntamos como fomos capazes de viver longe de Cristo. Nossa vida não tinha nenhum sentido, tanto fazia irmos para lá ou para cá, tal qual um navio à deriva.  
A tempestade é capaz de derrubar e afundar um navio, e ele não consegue se por de pé novamente, precisa de quem o resgate de outro barco e que o reboquem para verificar se houve ou não estragos. Assim somos nós quando não conhecemos Jesus. Quando Ele nos estende a sua mão, deixamos de estar à deriva, nem as tempestades nos assustam, podemos sossegar, e estar em paz, a paz que excede todo entendimento. Quem não conhece Jesus imagina que somos loucos.
Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.” I Co. 1-25. Não somos loucos, temos Jesus e nada mais importa, podemos passar por tempestades, furacões e desertos, mas temos a certeza que no fim de nossa caminhada, alcançaremos o oásis que só Jesus pode nos proporcionar, e que depois da tempestade virá a bonança carregada de total sossego e muita tranquilidade de espírito, pois só Ele nos acolhe e nos carrega no colo quando precisamos. 

O Senhor nos liberta do mal, e de todo perigo, até as setas inflamadas do inimigo com certeza não mais nos afetarão porque Jesus estendeu suas mãos para nós, e nos alcançou. O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor.” Cl 1-13.
Peçamos todos os dias que Jesus nunca retire a sua mão de sobre nossa vida, que Ele possa estendê-la sempre em nossa direção, não só para nos proteger, mas também para nos apontar algum erro que possamos estar cometendo.
Honra e glória somente a ti, Senhor!




quarta-feira, 23 de maio de 2012

O alicerce do casamento: Jesus.


O que é necessário para que a construção de uma casa seja bem feita? Para que uma casa seja bem construída, é preciso que haja uma base, uma fundação, bem estruturada. Sem um alicerce forte, toda a construção da casa ficará comprometida.
 A fundação é a base principal onde qualquer construção começa. Depois de tudo muito bem alicerçado, o restante da obra continua. Se a fundação da casa é forte, ela suportará todo o resto que virá por cima.   
Assim também, deve ser a construção do casamento. Toda a estrutura deve ser muito bem alicerçada, fundamentada para que ele possa suportar tudo o que vem depois. Sem estrutura o casamento não sobrevive, e existem inúmeros fatores que podem derrubar nossa casa (casamento), caso não haja um bom alicerce.
Muitos pensam que a estrutura começa com uma bonita festa, muitos convidados, igreja com muitos enfeites, vestido caríssimo, e um buffet chique, tudo para ostentar, e muitas vezes se esquecem de Deus.
A realidade não é essa. Temos visto que muitos casamentos que começaram desse jeito não duraram muito, gerando a separação e sofrimento de muitas pessoas, pois numa separação não sofrem somente os cônjuges. 
O alicerce do casamento tem que ser Jesus. É Ele que vai ajudar a iniciar e terminar a construção. Quando tudo estiver terminado, Ele nos estenderá sua mão para que as paredes da casa sejam fortes, realmente de concreto.
            Com Jesus, conseguimos. Sem Ele ficaremos sempre a mercê de intempéries que podem por nossa casa abaixo.
A Palavra de Deus deixa bem claro que devemos construir o nosso casamento, como o homem que edificou os alicerces de sua casa na rocha: “É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo à enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha.” Lc 6-48. 
A rocha de nossa casa é Jesus de Nazaré, e só Ele pode dirigir, proteger e evitar que nossa casa seja derrubada por qualquer coisa.
Honra e glória somente a ti, Senhor!
Soli Deo Gloria!





segunda-feira, 21 de maio de 2012

O sofrimento da alma


Quando sentimos dor de cabeça, ou qualquer dor, sempre tomamos um remédio para que   passe. Vamos ao médico, tomamos chá caseiro, repousamos, para que nosso corpo se livre da dor. E quando temos dor na alma? O que devemos fazer? A nossa alma é a morada do intelecto e da emoção, e muitas vezes uma dor na alma nos machuca mais do que uma dor corporal.

Quando nossa alma está em sofrimento, a nossa força vital entra em colapso. Se isso acontece, nosso corpo também se ressente. O sofrimento da alma implica na perda de nosso fôlego e nosso coração dispara sobrecarregado. Não conseguimos respirar direito, não engolimos o alimento adequadamente, não dormimos um sono reparador, acordamos cansados no outro dia e não sabemos por que. Estamos sucumbindo.  
Como exemplo, doenças que estão em crescimento no mundo moderno como a Síndrome do pânico e depressão levam as pessoas a acreditar que vão morrer e assim pensando sentem-se ainda pior. 


O que devemos fazer? Objetivamente: Devemos buscar a Deus incessantemente, incansavelmente, todos os dias em todas as horas que pudermos, em oração. Pois o Senhor pode nos dar alento nessas horas. Devemos clamar a Jesus para que Ele nos ampare, acolha e nos cure.
Hoje temos muitos recursos para enfrentar tais situações: Psicoterapia cristã, antidepressivos, relaxamentos, exercícios respiratórios etc. Tudo isso ajuda e muito, e não devemos dispensar tais recursos, pois foi Deus quem os colocou ao nosso alcance. Porém não devemos nos descuidar de nosso relacionamento com o Criador de todas as coisas, pois só Ele nos conhece a fundo, foi Ele quem nos criou e ninguém melhor do que Ele para nos ajudar em nossa cura completa. Por isso, não se deixe assustar quando o sofrimento bater em sua porta, pois Deus não nos disse que ficaríamos isentos de sofrimento, mas que Ele nos traria ajuda e solução. 

O Senhor Jesus disse: “Estas coisas vos tenho, dito para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”.  Jo 16-33.
 Por isso não deixe de utilizar todos os recursos ao seu alcance para melhorar todo o sofrimento da alma, porém não se esqueça do mais importante: clame por Jesus, àquele que morreu por nossos pecados e venceu o mundo.
Ao Senhor que deu a Sua vida por nós, toda honra e toda glória. 
Amém!



sábado, 12 de maio de 2012

Eu me alegro em Deus.


A tarde hoje estava linda.  O céu estava um pouco nublado, a temperatura um pouco fria, mas havia uma beleza especial no ar. Estava estendendo roupas limpas, e meu coração se alegrou imensamente ao ouvir o canto afinado dos pássaros nos arredores de minha casa.
Ouvia cada tom diferente de muitos pássaros cantando, bem-te-vis, sabiás, andorinhas, canários, e também o piado dos pardais. Todos em uníssono estavam agradecendo a Deus por mais um dia que estava se findando. Até os pássaros agradecem com seu canto, o fato de estarem vivos. É muito gostoso ouvir seu canto melodioso enfeitando e alegrando os nossos dias. Observo também um zangão zumbindo em volta do meu pé de boldo. Ele estava sobrevoando as flores, pois a primavera já começou e agora os dias vão ficar mais quentes e agradáveis. Havia também abelhas, borboletas, e uma infinidade de insetos que se aglomeravam ao redor das flores que agora começam a aparecer. Sinto também no ar o perfume de jasmins vindo da casa da vizinha. 
O cheiro se mistura com os odores de outras flores, rosas, crisântemos, copos de leite, palmas de Santa Rita e dálias. Toda essa alegria dos pássaros e a transformação pelo qual passa a natureza criada por Deus, aquece meu coração e eu me alegro em Deus, pois sei que tudo vem d’Ele, e para Ele, porque d’Ele são todas as coisas. Obrigada Senhor, porque posso desfrutar de coisas tão simples, mas que me deixam tremendamente feliz.
Bendito seja o meu Senhor, para todo sempre, amém!
Honra e glória somente a ti, Senhor!




sábado, 5 de maio de 2012

Como podemos acalmar nossa alma



Para que consigamos acalmar nossa alma, precisamos estar em sintonia com aquele que nos criou, com nosso Pai, o que habita nos céus, em nosso coração (isto se deixarmos que Ele entre) e nos guarda de todo o perigo em todos os momentos de nossa vida.
          Inácio Larrañaga diz que “para que tenhamos intimidade com o Senhor, lançar-nos de cabeça ao mar de Deus; e remar contra as ondas hostis das distrações, da dispersão e da secura, com infinita paciência e firmeza; e avançar resolutamente mar à dentro, no meio da escuridão e do silêncio, até alcançar o Centro de Gravidade que ponha equilíbrio e ajuste em tudo o que somos e temos.” (Itinerário rumo a Deus, Larrañaga – pg-11).
Ousando parafrasear Frei Inácio: “Para que possamos afirmar que temos intimidade com o Criador, temos que nos lançar de cabeça em tudo o que diz respeito a Ele, precisamos derrubar tudo o que nos aflige, o que nos distrai, o que torna nossa mente dispersa e sem foco, o que mantém nosso coração seco por falta de amor, de perdão e mágoas contidas. 
Para atingirmos esse objetivo, precisamos dedicar mais tempo a Deus, organizar nossa agenda de forma que exista nela um tempo para cultivarmos uma vida privada com nosso Pai. Nossos nervos precisam estar sossegados, sem tensões, silenciarmos o nosso interior e finalmente termos um encontro com o infinito mistério que é Deus. Depois que conseguirmos tal intento, o que ainda nos afligir, Ele se encarregará de por tudo em estado de total equilíbrio.”
Para isso há que ter fé, esperança e amor, e também é preciso que nos desvencilhemos de tudo o que faz parte do homem carnal, dando lugar ao homem espiritual, só assim o Senhor se tornará cada vez mais vivo e presente em nós. 
Quer ter mais intimidade com o Senhor, e acalmar sua alma? Quer ficar em paz? Dedique alguns minutos à oração, a contemplação das misericórdias de Deus em sua vida, jejue, faça o bem, medite na Palavra, fale de Jesus a quem nunca ouviu, observe a natureza, ouça uma música que goste. É simples não? Simples como Jesus. Agindo dessa forma você será muito, muito feliz e o Senhor estará sempre próximo a você.
Honra e glória somente a ti Senhor!




terça-feira, 1 de maio de 2012

Sem Jesus nada podemos fazer.



Jesus disse: Sim, eu sou a videira; vocês são os ramos. Todo aquele que permanecer em mim, e eu nele, esse produzirá muito fruto. Porque separados de mim vocês não podem fazer coisa alguma.” Jo 15-5. 
Pode uma árvore dar fruto sem que os ramos estejam conectados a ela? Com certeza não. É isso o que Jesus está querendo dizer nesse versículo de João. Com Ele estaremos fazendo parte dessa videira onde obteremos tudo aquilo que almejamos em nossa vida. É como a videira que nos fornece a uva, como a macieira de onde nasce a maçã, é como todas as árvores frutíferas que estão completas.
          Jesus deixa bem claro nessa Palavra que, a única maneira de termos uma vida verdadeiramente boa é estar perto d’Ele, como um ramo ligado a videira. Longe d’Ele nossos esforços são infrutíferos. Não conseguiremos fazer nada que tenha valor espiritual e que seja permanente.

Quem não estiver em Cristo, ou seja, se não estiver enxertado nos ramos da videira que é Cristo, não obteremos respostas as nossas orações, não seremos frutíferos em tudo o que fizermos, nossos propósitos não se cumprirão, não seremos plenos em alegria e amor, nosso evangelismo não será eficaz. Permanecer n’Ele, significa ter comunhão pessoal com Ele.
O que queremos para nossas vidas? É só uma questão de escolha. Para obtermos as respostas as nossas orações, para que os nossos propósitos sejam cumpridos, para que frutifiquemos em tudo o que fizermos, para sermos plenos de alegria e amor, deveremos estar em Cristo, fazendo parte dessa videira que é Jesus.  Para que o ramo dê mais frutos, ele tem de estar na videira, deve fazer parte e permanecer, criar raízes. Para que possamos permanecer em Cristo devemos obedecer a Sua Palavra, pois se assim o fizermos daremos muitos frutos. Separados de Jesus, nada podemos fazer.
          O que vocês escolhem?
          Honra e glória somente a ti, Senhor!




Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics