quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

A desobediência e suas consequências.


É notório nos dias atuais que a desobediência anda tomando conta dos seres humanos. Em tudo e por tudo o ser humano está preferindo desobedecer. Isso acontece desde a criação do mundo. Filhos, não mais obedecem a seus pais, aos mais velhos, aos professores, desrespeitam a todos, e isso com certeza trazem consequências, às vezes muito graves. Obedecer é agir de acordo com o que foi estabelecido, é cumprir e executar de acordo com o que nos pedem. Ao mesmo tempo, é observar e respeitar o que foi estabelecido. Desde os tempos do Antigo Testamento, a desobediência do homem acarreta resultados trágicos. Não foi diferente nos tempos de Jesus. E, não é diferente em nossos dias. 

Nadabe e Abiú eram os filhos mais velhos de Arão e futuros candidatos a serem sumos sacerdotes após seu pai. Foram ungidos e consagrados para realizarem os serviços perante o SENHOR. Sabiam toda a responsabilidade que estavam carregando consigo, e mesmo assim trataram as ordens diretas de Deus de forma indiferente. Eles sabiam que o fogo sobre o altar de sacrifícios nunca poderia se apagar. “O fogo arderá continuamente sobre o altar, não se apagará.” Lv 6-13. 
O sacerdote deveria acender lenha nele a cada manhã, não permitindo que ele se apagasse. Indiferentes às ordens de Deus, trouxeram fogo estranho para o altar e morreram perante o SENHOR. No Novo Testamento temos Ananias e Safira que também não cumpriram com o que haviam prometido a Deus e aos irmãos. Ambos morreram logo após ter sido constatada a mentira juntamente com a desobediência. Morreram porque mentiram e desobedeceram.  E nos dias de hoje? Será que continuamos a mentir e a desobedecer, sem temer as consequências? Se as coisas acontecessem tal qual aconteceu no Novo e Antigo Testamento, será que ainda estaríamos vivos?
Deveríamos pensar muito antes de desobedecer, principalmente, a Deus. A desobediência traz sérias consequências a nossa vida, a nosso crescimento na igreja e acima de tudo como pessoas de boa índole.
O Senhor como qualquer pai disciplina seus filhos. Por isso, existem atos disciplinares que Ele muitas vezes nos impõe, assim como aconteceu a Nadabe, Abiú, Ananias e Safira. Existem atos disciplinares mais leves, como foi o de Moisés. Ele não adentrou a Terra Prometida. Porém, existem outros muito mais severos. Se desejarmos ver a glória de Deus, devemos colocar em prática a obediência. “Eis que obedecer é melhor do que sacrificar.” I Sm 15-22. Só colocando a obediência em prática, a Glória de Deus será manifesta em nossas vidas.
Honra e glória somente a ti, SENHOR!







Um comentário:

Stylosophy | Lisi disse...

Verdade. Estou meditando para minha vida. Bjins.

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics