segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Orar ou rezar: Existe alguma diferença?


Vamos ver: Orar significa o mesmo que rezar, e rezar significa o mesmo que orar. Segundo o dicionário, orar: é discursar, falar em público, rezar, pedir, rogar e, rezar é: orar, dizer orações, preces ou súplicas religiosas. É também, fazer oração, rezar, interceder por alguém, é pronunciar orações. No latim orar e rezar possui o mesmo significado: Orare. Na língua inglesa, o verbo usado tanto para rezar quanto orar é to pray. No original grego tanto orar como rezar se escrevem da mesma forma προσεύχομαι. Reduzindo essa palavra ao nosso sistema de escrita letra por letra, ou seja, realizando a transliteração da mesma temos: Proseucomai. Portanto, proseucomai é usado no grego tanto para orar quanto para rezar. 
Mas para que tanta explicação? É uma tentativa de explicar o verdadeiro significado desses verbos que causam tanta polêmica entre cristãos evangélicos e católicos. As duas palavras são sinônimas. Quando abro a boca e me dirijo a Deus tanto posso estar rezando quanto orando. O Senhor nos diz em Sua Palavra que não devemos usar de vãs repetições, porque Ele sabe tudo o que necessitamos. Mt 6-7.
O católico não é superior ao evangélico por que reza, e vice versa. Ambos fazem à mesma coisa. Estão elevando seus pensamentos ao Deus Altíssimo em súplica. Desejam a mesma coisa, e conjugam o mesmo verbo. Deus não se interessa por qual verbo vamos optar para falar com Ele e, sim, está vendo o coração de quem reza ou ora. Dá na mesma. Só não é o mesmo coração. 
As pessoas deveriam se preocupar mais em agir da maneira como Deus deseja que venhamos a agir, e não ficar discutindo se um ora, e o outro reza. Pura perda de tempo. Quem se alegra com essas contendas é o dono do mundo que ama ver que cristãos discutem e se ofendem não chegando a nenhum entendimento, sobre um assunto sem nenhuma relevância.

Não existe na Bíblia tal distinção. Muitas vezes quando oramos repetimos quase todos os dias e muitas vezes ao dia as mesmas palavras tal é o desespero de que venhamos obter as respostas do Senhor. 
Jesus nos deixou uma oração que devemos recitá-la da mesma forma do início ao fim, quantas vezes forem necessárias. Essa oração é o Pai Nosso. Aliás, Ele nos deixou essa oração para nos ensinar a orar. Afinal, o Pai Nosso é uma oração ou uma reza? Talvez para o evangélico seja uma oração e para o católico uma reza. Tanto faz. A oração veio diretamente da fonte que é Jesus, e quando a recitamos não importa qual verbo estamos usando. O que importa é repeti-la com fé e reverência, crendo que receberemos o que estamos pedindo. Ela é dirigida ao nosso Pai que está nos céus, cuja preocupação é direcionar seus ouvidos para nós, eternos pedintes que somos de sua misericórdia.

O Senhor não vê o exterior Ele vê o coração. Como anda seu coração, como anda o seu interior? É isso que o Senhor deseja que tenhamos, um coração puro como o das crianças. “Jesus, porém, disse: Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus.” Mt 19-14 E independente do verbo usado para nos achegarmos ao Pai, Ele nos estenderá a sua mão, basta que peçamos com fé e sinceridade de coração. “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” Mt 11-28. Ele disse: Venham todos, cansados e oprimidos que lhes darei alívio, independente do verbo usado.
            Honra e glória somente a ti, Senhor!











Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics