domingo, 13 de janeiro de 2013

Propósito de oração diária: Temor - Medo.

 A Palavra de Deus no livro de Provérbios diz que: “O Temor do Senhor é o princípio da sabedoria”, porém, Salomão ao escrever esse capítulo e versículo específico, não estava se referindo a medo, e sim sentimento respeitoso, devoção. Ao mesmo tempo poderíamos parafrasear essa passagem da seguinte forma: O zelo pelo Senhor é o princípio da sabedoria, da razão, e da prudência.


Temor também quer dizer zelo pelas coisas de Deus e por Ele diretamente. É agir com atenção, com cuidado carinhoso, dedicação, com respeito e desvelo em tudo o que diz respeito ao Criador. É demonstrar interesse por tudo o que Deus fez e faz por nós. Já o medo, é o estado emocional resultante da consciência do perigo ou de ameaça reais ou não, é o mesmo que fobia, pavor, terror. É estar apreensivo e receoso por alguma coisa. Não sentimos medo quando ouvimos o nome de Deus, muito embora quando fazemos alguma coisa que não O agrada, tenhamos um pouco de receio. Essa é a diferença entre o temor e o medo. 
Quando conhecemos verdadeiramente a Deus, sentimos respeito, devoção, cuidado carinhoso por Ele e quando a Ele nos dirigimos o tratamos de Pai, Paizinho, com todo carinho. Por isso a Bíblia nos diz que quando entendermos o temor do SENHOR encontraremos o conhecimento, Então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus.” Pv 2-5.
Quando tememos a Deus encontramos um grande tesouro, “Melhor é o pouco com o temor do SENHOR, do que um grande tesouro onde há inquietação.” Pv 15-16. Quem não teme ao Senhor vive tomado de inquietudes, mesmo que seja uma pessoa de posses, mas o pobre temente ao Senhor é capaz de habitar em paz.
Nessa passagem podemos destacar a superioridade das riquezas do espírito quando temos o Temor do Senhor. Se estivermos em amor, podemos comer somente salada com verduras e estaremos felizes.
A nossa oração de hoje é que o Senhor receba de nós toda reverência que Ele merece, porque isso é a verdadeira sabedoria. Agindo assim, nos apartamos do mal e agimos com inteligência. “E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência.” Jó 28-28.
Honra e glória somente a ti, Senhor!




Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics