quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Propósito de oração diária: Velhice.


Como têm sido tratados os idosos em nosso meio? Infelizmente no Brasil, o idoso e a pessoa de mais idade são tratados com descaso e total falta de atenção. Políticos criam estatutos em benefício do idoso quando as eleições estão chegando mas normalmente terminado esse tempo, nada saiu do papel, o benefício não é aplicado, e muitas vezes nem chega a tornar-se realmente lei. 


 Nessas épocas surgem leis e verbas para que os buracos das estradas sejam fechados, para que o político ganhe votos da população, porém, o ser humano não é feito de cimento, e principalmente, o idoso necessita de cuidados não só na época das eleições, mas diariamente.
Em alguns países do oriente como o Japão e a China, estar idoso é o mesmo que ter muita sabedoria e ser digno de respeito. Eles são tratados com atenção.


Os mais jovens se orgulham da sabedoria e experiência de vida de seus idosos. Eles são consultados acerca de todos os assuntos, principalmente no momento das grandes decisões em suas vidas. É a família que cabe o cuidado com o idoso. Hoje o que vemos são os filhos colocando seus pais em instituições para “velhos”, onde os mesmos entram em profunda depressão. 


Velhice é sinônimo de sabedoria, experiência, paciência, prudência e tolerância, e não de estorvo, pessoa ou coisa que atrapalha. Idoso significa apenas, pessoa de idade avançada, e não obsoleto ou em desuso. Coisas se tornam obsoletas e fora de uso o ser humano não. “Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos.” Sl 92-14. 


A Bíblia nos ensina a não rejeitar o idoso. Não me rejeites no tempo da velhice; não me desampares, quando se for acabando a minha força.” Sl  71-9. Esse salmo exorta a que não desamparemos nossos idosos na fase mais difícil de suas vidas. 
Envelhecer é algo natural e somente alguns chegarão à idade mais avançada. Deus o SENHOR, ensina a que honremos os anciãos. “Diante dos cabelos brancos te levantarás, e honrarás a face do ancião; e temerás o teu Deus. Eu sou o SENHOR.” Lv 19-32. E, Salomão sobre isso diz: “A glória do jovem é a sua força; e a beleza dos velhos são os cabelos brancos.” Pv 20-29. E também pede a Deus que o ampare em sua velhice. “Agora também, quando estou velho e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a tua força a esta geração, e o teu poder a todos os vindouros.” Sl 71-18.


Uma pessoa nunca é idosa demais para servir a Deus, e nunca é idosa demais para orar, e o idoso pode servir a Deus em oração pelos mais jovens, principalmente, pode falar e testemunhar tudo o que Deus fez por ele ao longo de seus muitos anos de vida. E, nunca serão "velhas" demais para amar. 
Eles precisam ser vistos e tratados de igual forma que as demais camadas da sociedade, porém, o que vemos no Brasil é a política do “tudo para os jovens e nada para os idosos”. É como se fosse vergonhoso ser idoso. A falta de respeito nos dias atuais está geral, onde não se respeitam mais os pais, autoridades, professores, os mais velhos e tantas outras coisas.


A nossa oração de hoje é que venhamos a atender o que Deus nos solicita a fazer em prol de nossos idosos. Que possamos respeitá-los, solicitar a ajuda deles nos problemas difíceis que estejamos passando, que não venhamos a abandoná-los no momento em que mais precisam, e acima de tudo, que possamos destinar a eles parte de nosso amor, tal qual eles fizeram por nós. O Senhor se agrada disso.
Honra e glória somente a ti, Senhor!















Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics