sexta-feira, 8 de março de 2013

As más influências em nossas vidas.


Hoje pela manhã ouvi um relato bíblico que envolvia Nabote, Jezabel, e o então rei de Israel, Acabe. Observei que muitas vezes quando lemos os textos da Bíblia deixamos passar certas observações importantes para o nosso crescimento espiritual e moral. Esse texto nos mostra que as más influências podem trazer consequências nefastas para nossa vida.
O rei Acabe por pura inveja pede a Nabote um vizinho que morava perto de suas terras que ele lhe vendesse as suas vinhas, devido à proximidade de sua casa. Imaginei que essas terras eram lindas e que as uvas de tão belas e saborosas, despertaram a inveja do rei. Nabote negou a venda das terras alegando que recebera de seus pais por herança, o que naquela época era muito importante para as pessoas. Deus o SENHOR ordenava que se deveria manter em família a terra que recebiam de seus ancestrais. Nabote estava simplesmente obedecendo as Leis de Deus. Hoje não vemos mais isso. Não existe mais ligação entre herdeiros e herança. Vendemos tudo por qualquer dinheiro sem nenhum apego.
Acabe era um homem mau, tomado de sentimentos de ira. Era ressentido e se enfureceu com a negação de Nabote. Parecia uma criança quando a mãe não compra o brinquedo desejado. Não comeu e se desgostou. 
Sua mulher Jezabel é a prova da má influência que alguém pode exercer na vida de outro. Mesmo que Acabe tivesse se irritado, se sua mulher tivesse bom coração, ela o teria influenciado a não fazer nada contra Nabote, mas esse não era o perfil de Jezabel. Ela era doentiamente má, e elaborou um plano para matar Nabote e tomar-lhe as vinhas.
O castigo de Jezabel e Acabe é conhecido por quem conhece a Palavra de Deus, não é necessário maiores explicações. O que fica de lição para nós, é que devemos pedir ao Senhor que nos ajude a reconhecer algo ou alguém que não esteja sendo bom exemplo em nossas vidas. Que nos ajude a não nos deixar influenciar por pessoas que se mostram íntegras por fora, porém, por dentro são como Jezabel. Procuremos discernir se o que estamos ouvindo nos induz ao bem e as virtudes, ou se é algo que nos induz ao mal. Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros. Rm 14-19.


Honra e glória somente a ti, Senhor!






Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics