sábado, 16 de março de 2013

Raiva é pecado?



O Apóstolo Paulo em sua carta ao povo de Éfeso nos esclarece que não é pecado irar-se, contudo, diz que não devemos nos manter irados por muito tempo. 
“Estremecei de ira, mas não pequeis, acalmai a vossa raiva antes que o sol se ponha, e não deis lugar ao Diabo.” Ef 4.26.27. 
Na verdade ele está dizendo que não é pecado irar-se, e sim, que o pecado começa com aquilo que fazemos com essa ira. Paulo diz que antes que o sol se ponha já devemos estar calmos e que não devemos dormir irados. 
Quando nos tornamos nova criatura e ressuscitamos com Jesus Cristo, não nos livramos de nossas emoções naturais, leva algum tempo para que isso aconteça. Mesmo sendo cristãos convictos e fiéis essas emoções andam conosco por muito tempo, e somente pela renovação contínua promovida em nosso coração pelo poder do Espírito Santo, é possível viver a vida cristã de uma maneira vitoriosa, afastando de nós as fraquezas naturais e as tribulações, como está em Colossenses: 
“mas agora, livrai-vos de tudo isto: raiva, ódio, maldade, difamação, palavras indecentes do falar”. Cl 3-8. 
É necessário também que venhamos a nos submeter a vontade e direção do Senhor Jesus, deixando sobre seus cuidados nossas emoções, sentimentos e vontades. 
A ira como também a amargura e a vingança são as nossas principais fraquezas e são muito bem aproveitadas por Satanás para nos influenciar. A raiva e o furor provocam destruição a quem se submete a ela, e, é por isso somos advertidos a que não deixemos que nossa indignação ultrapasse mais de um dia. 
“Perturbai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração sobre a vossa cama e calai-vos”. Sl 4-4.
Jesus no Evangelho de Mateus deixa bem claro que: 
“Eu, porém vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo.” Mt 5-22. 
Matar é um pecado terrível, mas a ira também é, porque viola outro mandamento de Deus: amar ao próximo. 
Ira em muitos casos quer dizer: uma fervorosa e remoída amargura contra alguém. É uma emoção perigosa, que muitas vezes ameaça tornar-se algo fora de controle, levando à violência, à mágoa, ao aumento da tensão mental e ao dano espiritual.  O ensino de Jesus está em que o pecado que leva alguém a ofender outra pessoa é o mesmo que motiva ao assassinato. Essa é uma das consequências da ira quando não domada. Se estivermos constantemente irados isso nos impede de que venhamos a desenvolver um espírito agradável a Deus.
Dessa forma, devemos fazer morrer tudo o que pertence à natureza terrena, e a ira é uma delas. 
“Assim, como o povo escolhido de Deus, santo e amado, revesti-vos de um coração pleno de compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Zelai uns pelos outros e perdoai-vos mutuamente; caso alguém tenha algum protesto contra o outro, assim como o Senhor vos perdoou, assim também procedei”. Cl 3.12-13.
Que possamos nos esforçar a viver em conformidade com a vontade de Deus, e em total submissão à Sua vontade.
Honra e glória somente a ti, Senhor!










Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics