sábado, 27 de abril de 2013

Gentileza gera gentileza. Valorize as coisas simples


Um dia desses pude assistir uma cena bonita que há muito não via e que me fez voltar no tempo. Alguém desejando retribuir a uma gentileza deu para uma pessoa uma laranja. 
Isso me lembrou da época que eu era professora e lecionava em uma escola na zona rural. Eu recebia muitos presentes de meus alunos. Maços de couve, pés de alface, repolhos, salsinha com cebolinha, tomates, frutas, incluindo até uma jaca, (ainda bem que era pequena), e ramos de flores colhidas na estrada ou nos jardins de suas casas.

Eu recebia tudo o que traziam com carinho, e ainda contava como havia preparado aqueles alimentos  que eu e minha família havíamos comido com muito gosto. Muitas vezes, comia as frutas com eles durante o horário do lanche. Dizia que havia preparado uma salada de frutas e dado para minha filha, que na época tinha dois anos. Eles se alegravam e se esforçavam mais nos estudos. Mesmo na condição de crianças que não viviam na fartura, se sentiam úteis. Quando recebia os presentes fazia questão de dizer, e demonstrar, o quanto me alegrava, pois percebia que isso os deixavam alegres. “E qualquer que receber em meu nome uma criança, tal como esta, a mim me recebe”. Mt 18-5.



Agindo com bondade, com todas as pessoas, estaremos colocando em prática, a paz e a alegria; passando essas virtudes do Espírito Santo para outros. Quando agimos dessa forma, estaremos mais uma vez ensinando e praticando a mais divina das qualidades, o amor. “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”. Gl 5-22.


Deus, não aceita qualquer ato de generosidade, doação ou sacrifício, que não seja motivado, primeiramente, pelo amor. Nem atos de martírio, quando provocados pelo egoísmo ou fanatismo político religioso. Por esse motivo uma laranja doada com amor, vale mais do que qualquer dinheiro ou objeto motivado por qualquer outro sentimento que não seja o amor. “Mesmo que eu dê aos necessitados tudo o que possuo e entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, todas as ações não me trarão qualquer benefício real”. I Co 13-3.


Nesse mundo, em que ultimamente só as coisas de preço elevado são valorizadas, façamos à diferença, sejamos verdadeiros, honestos, justos, puros e amáveis e acima de tudo façamos tudo com amor. “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que honesto, tudo o que é justo, tudo o que puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”. Fl 4-8. 
            Honra e glória somente a ti, Senhor!
            








Um comentário:

Stylosophy | Lisi disse...

Amei esse texto. Lindo, simples e cheio de valor. Eu gosto de dar presentes, e percebo que cada vez mais os que recebem estão nem aí. Um presente é uma lembrança, um gesto de carinho e cuidado com alguém. Mas hoje realmente só o preço dita o valor. Fazer o quê?

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics