quinta-feira, 25 de abril de 2013

Para se obter o sucesso é preciso sabedoria.


Os ensinamentos do livro de Eclesiastes, escritos pelo Rei Salomão, ao contrário do que alguns pensam, beneficiam e edificam os cristãos. Alguns ignoram a sua mensagem e acham que é o testemunho de um homem que viveu longe de Deus. Isso não é verdade, e é importante ressaltar que esse livro faz muitas perguntas acerca do sentido da vida e nos faz entender que viver longe de Deus, não vale nada.


O livro revela um clima de alegria e mostra que a vida pode ser prazerosa apesar dos problemas que possam advir. Seus ensinamentos nos ajudam a distinguir os perigos e os abismos que aparecem ao longo da vida nos direcionando ao caminho reto. Eclesiastes, é um livro que critica a idolatria e ensina ao povo a louvar, reverenciar e adorar apenas a Yahweh, o Deus verdadeiro.


Em Eclesiastes 10, no verso 10, está escrito: “Se o machado perder o corte e não for afiado, será preciso golpear com muito mais força; ter uma atitude sábia assegura o sucesso”. Ec 10-10.
            Como andam as nossas ferramentas de trabalho? Estamos preparados ou despreparados para a luta diária? Como anda nossa sabedoria para lidar com tudo o que pode nos sobrevir? Se nossas ferramentas não estiverem afiadas desperdiçaremos nossa habilidade em vencer as tribulações. É necessário que nos preparemos adequadamente para as tarefas que venhamos a desempenhar em nossas vidas, seja na igreja como também no trabalho.


Todas as tarefas que venhamos a desempenhar em nossas vidas pode vir acompanhadas de perigos, mas, mesmo assim não podemos deixar de realizá-las. Só precisamos de precaução e sabedoria, porém, devemos praticá-las antes de tomar qualquer decisão para que essas ações sejam realizadas. 


Tentar fazer algo sem as habilidades e as ferramentas adequadas e necessárias, é como cortar madeira com um machado “cego”.  Devemos aprender a desenvolver a capacidade de lidar com os problemas, pois mesmo que venhamos a ter uma vida feliz, sempre nos depararemos com eles. Necessário se faz que as nossas ferramentas que são: corpo, alma e espírito estejam totalmente afiados e compatíveis para lidar com os infortúnios da vida. Para isso é necessário cuidar bem desses utensílios. O corpo deve estar saudável, a mente funcionando bem e o nosso espírito totalmente em consonância com Deus e com o Espírito Santo.


Em que áreas as nossas ferramentas não estão sendo utilizadas? Devemos afiá-las tornando as nossas habilidades novamente úteis, não só na obra de Deus como também em toda nossa vida.
            Honra e glória somente a ti, Senhor!
















Um comentário:

Stylosophy | Lisi disse...

Legal o texto. Vai direto ao assunto. Eu tenho dificuldades com Eclesiastes por achar que o personagem está deprimido, fico desmotivada quando leio que tudo é como o vento, que tudo vai acabar...É interessante ver outro ponto de vista, ainda mais de quem entende. Vou tentar ler com outros olhos.

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics