segunda-feira, 6 de maio de 2013

Como se livrar da insônia.


Para se dormir bem, é necessário que nos assemelhemos, pelo menos um pouco às crianças. Elas brincam, se exercitam, se alegram com as coisas simples, se alimentam corretamente, porque tem alguém que cuida delas. Normalmente esse alguém é um adulto, que não consegue dormir à noite, porque sua vida está carregada de angústias e ansiedades, cujo motivo é a falta de cuidado consigo mesmo. 
A Palavra de Deus no Salmo três, diz: “Eu me deitei e dormi; acordei, porque o SENHOR me sustentou”. Sl 3-5. Quando estamos passando por alguma crise ou dificuldade, parece que o sono nos deixa e a facilidade em “pegar no sono” vai junto. 
Davi o autor de quase todos os salmos da Bíblia, tinha todos os motivos para não dormir, porém, a sua fé, de que o Senhor o ajudaria superava todos os problemas que ele pudesse estar passando. Desde muito jovem ele foi perseguido e um de seus filhos tentou matá-lo. Davi sabia que isso iria acontecer, porém, ao contrário de todas as expectativas ele deitou em sua cama e dormiu em paz como uma criança, na certeza de que Deus velava por seu sono e que proveria todas as suas necessidades. Tinha essa certeza, porque havia clamado a Ele em oração e confiou que seria atendido.
Quando temos a certeza de que nossas orações serão respondidas, nos sentimos seguros e em paz, com a certeza de que Deus está no controle de todas as coisas.  
O Senhor coloca ao nosso dispor muitos recursos que nos ajudam a dormir bem e em paz. Um desses recursos é pensar que Ele nos dará a vitória em todas as circunstâncias, pois somos mais do que vencedores, por meio daquele que nos amou. Devemos também ter a certeza de que Ele nos fortalece diariamente e que tudo podemos n’Ele.
Ao invés de contar carneirinhos, devemos abrir nossa mente e pensar que já obtivemos a vitória em Cristo Jesus.
A insônia é um mal que ataca cada vez mais um número enorme de pessoas. Todos nós sabemos que podemos ficar alguns dias sem comer, mas não podemos ficar sem dormir, sob pena de adoecermos e até de enlouquecermos. Estejamos atentos com relação a nossa intimidade com Deus, pois para receber ajuda do Alto, é necessário que tenhamos um bom relacionamento com o nosso Pai. “..sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a maravilhosa força da sua glória, para que, com alegria tenhais absoluta constância e firmeza de ânimo.” Cl 1-11. Se em algum momento ficarmos acordados preocupados com circunstâncias que não podemos mudar, a receita é: Abrir o nosso coração na presença de Deus, clamar por ajuda e de imediato já agradecer pelo Seu controle vigilante em nossas vidas. Então sem dúvida nenhuma, o sono virá.

Honra e glória somente a ti, Senhor!








Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics