sábado, 28 de dezembro de 2013

Auto-controle-Domínio próprio

O que tem a ver essas duas palavras no dia a dia do ser humano? A palavra domínio tem sua origem no latim “dominium”, que significa: propriedade. Propriedade por sua vez significa posse legal de alguma coisa, e domínio no português quer dizer, direito de propriedade, conhecimento, poder, mando, competência. Dentre todos esses significados temos também, a temperança como palavra sinônima de domínio próprio.
Temperança significa moderação no comer, no beber e também no falar, é agir com economia também em atitudes e palavras que poderão causar ofensa a outrem. Tudo está interligado. Quando o Apostolo Paulo fala sobre as obras da carne afirmando que quem as pratica não herdará o Reino de Deus, afirma também que podemos agir na contra mão dos que agem contra o Espírito e colocarmos em prática o seu fruto. “Entretanto, o
 o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fé, mansidão e domínio próprio. Gl 5-22. E, ainda diz que os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos e que devem viver pelo Espírito, andando de igual modo sob a direção do Espírito. Gl 5.24-25.

Porém, todos nós sabemos quão difícil é abandonarmos totalmente as obras da carne e nos colocarmos a disposição do Espírito para que Ele instale o Seu fruto dentro de nós.  Do domínio próprio dependem todos os outros, pois se tivermos a competência de dominarmos as obras da carne dentro de nós, os outros serão uma constante em nossas vidas, e nunca seremos como uma cidade aberta sem muralhas de proteção. “Uma cidade aberta, sem muralhas, tal é o homem sem autocontrole”. Pv 25-28.
A minha oração de hoje é que o Senhor nos ajude a que venhamos ter total domínio de nossas más tendências e nos ajude a conservar o nosso espírito dentro dos limites da sensatez bíblica, que nos livre das emoções desenfreadas e dos pensamentos sórdidos e negativos de toda espécie.
Soli Deo Gloria!
Honra e glória somente a ti, Senhor!

Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics