sábado, 22 de fevereiro de 2014

Hipócritas religiosos.

Nos tempos bíblicos os hipócritas religiosos eram os doutores da Lei, fariseus, saduceus e escribas. Os saduceus pertenciam a uma linhagem sacerdotal de aristocratas judeus que influenciavam decisivamente a política e a economia de Israel. Se preocupavam excessivamente com o dinheiro e o poder, eram materialistas. Saduceus e fariseus divergiam teologicamente. Saduceus não criam na ressurreição e fariseus sim.

Os escribas a maioria fariseu, eram mestres da Lei que viviam da oferta do povo e procuravam representar as viúvas em suas causas jurídicas junto às famílias e também junto ao templo, com o único intuito de tirarem vantagens financeiras ilícitas. Não era para ajudar e sim para “levar vantagem”.
A vida religiosa não os fazia mais humildes, nem tampouco mais verdadeiros e leais, a devoção era fingida, se transformaram em pessoas avarentas, arrogantes, egoístas, fraudulentas e, portanto hipócritas religiosos. Gostavam de ser observados pelas pessoas e dentro das sinagogas gostavam de ocupar lugares de destaque para que pudessem ser vistos por toda a congregação, por isso usavam filactérios bem largos, (pequenas caixas onde eram guardadas quatro passagens da Torah) e as franjas de suas vestes eram mais longas, simbolizando que possuíam mais espiritualidade do que os outros. Esses filactérios deveriam ser usados somente para lembrar a fé e a devoção dos mestres da Lei, mas, tornou-se um objeto de fetiche, um amuleto. 
Mas, o que será que existe de semelhante com o que vemos e vivemos nos dias de hoje? Jesus advertiu aos seus discípulos com relação a essas pessoas dizendo: “Tende cuidado com os mestres da Lei. Pois eles fazem questão de andar com roupas especiais, e muito apreciam serem saudados nas praças, ocupar as cadeiras mais importantes nas sinagogas e os lugares de honra nos banquetes. Contudo, eles devoram as casas das viúvas, e, para não dar na vista, fazem longas orações. Sem dúvida, estes homens sofrerão condenação mais severa!” Lc 20.46-47.
Qualquer semelhança não é mera coincidência! Hoje existem os hipócritas religiosos do mesmo jeito. Continuam amando os lugares mais destacados dentro das igrejas, não ajudam a ninguém, é também gostam de levar vantagem. Criticam as pessoas diferentes, não costumam incluir os excluídos. Não colaboram muito com ninguém e estão usando objetos como amuletos e fetiches, tal qual os filactérios dos doutores da Lei dos tempos de Jesus. A devoção também é fingida. Porém, o Senhor é claro com relação a essas pessoas. “Estes, certamente, receberão condenação mais severa”. Mc 12-40.
De acordo com essas Palavras devemos repensar a nossa conversão. Somos verdadeiros seguidores do Messias, ou somos mais parecidos com os doutores da Lei de Israel? O que desejamos receber, uma condenação mais severa, ou queremos adentrar o caminho perfeito que é Jesus de Nazaré?
            Fica aí o desafio, de nos melhorarmos cada vez mais para podemos fazer jus ao verdadeiro caminho que é Jesus e não recebermos o apelido de “hipócritas religiosos”.
            Honra e glória somente a ti, Senhor!





Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics