quarta-feira, 16 de abril de 2014

A semana santa começou. Resumo dos acontecimentos.

Já na semana da Páscoa, os chefes dos sacerdotes e mestres da Lei conspiravam para matar Jesus. Nessa mesma semana, Maria irmã de Lázaro unge Jesus com bálsamo de nardo puro, que era uma planta muito aromática e de grande valor. No domingo antes da Páscoa Jesus é aclamado por uma multidão que dizia: “Hosana! Bendito o que vem em O nome do SENHOR! Porém, Jesus já sabia que chegava sua hora e Ele mesmo profetizou a sua morte na cruz.

A hora a que Jesus se referia era o tempo oportuno de Deus para todas as coisas, e não foi diferente para com Seu Filho. Enquanto os mestres da lei conspiravam juntamente com Judas para matar Jesus, Ele e seus discípulos se preparavam para a festa da Páscoa, festa onde se comemorava a saída do povo hebreu do Egito. Essa seria a última que Jesus passaria com seus discípulos, antes da hora de Seu sofrimento e morte.
Jesus ceou com seus amigos, deixando para nós um memorial que é cumprido nas igrejas cristãs de acordo com Suas instruções.  Após a ceia Jesus se retira para orar no monte das Oliveiras, juntamente com os onze, pois Judas já havia se retirado. Jesus ora: Pai, se queres, afasta de mim este cálice; entretanto, não seja feita a minha vontade, mas o que Tu desejas! Lc 22-42.
Judas trai a Jesus com um beijo, e Ele é preso, torturado, humilhado e aparece diante do Sinédrio onde se encontravam as mais altas autoridades religiosas e políticas do judaísmo na época. É interrogado por Herodes Antipas, governador da Galileia, e por Pôncio Pilatos, prefeito da Judéia. Não acharam nenhum crime em Jesus e resolveram libertá-lo após submetê-lo a acoites. Como era tradição, por ocasião da Páscoa, eles deveriam por em liberdade um detento judeu e todo o povo escolheu Barrabás em detrimento de Jesus. Os pedidos foram tantos, que Pilatos libertou Barrabás e mandou que crucificassem a Jesus de Nazaré, um inocente. Jesus é crucificado, sepultado e ressuscita cumprindo todas as profecias do Antigo Testamento. Aleluia Jesus ressuscitou! Ele vive!
Jesus aparece aos seus discípulos e lhes esclarece o que estava escrito nas Escrituras: “São estas as palavras que eu vos ensinei quando ainda estava entre vós: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”! Lc 24-44.
Após esses fatos, O Senhor os abençoou e retornou a casa de Seu Pai, que também é a nossa casa, onde todos nós, que cremos seremos levados um dia.

Desejo a todos uma feliz ressurreição de Cristo, pois esse é o verdadeiro significado da Páscoa cristã.

Honra e glória somente a ti Senhor!

Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics