terça-feira, 22 de abril de 2014

O homem sábio e prudente e o homem insensato.

Jesus Cristo no Evangelho de Mateus disserta com total autoridade sobre os que ouviam e praticavam os seus ensinamentos e os que ouviam e não os praticavam. Na verdade, Ele falava sobre os homens sábios e os insensatos.

            Jesus comparava os praticantes de Seus ensinamentos a um homem sábio, que constrói a sua casa com muita prudência sobre a rocha. Podem vir às chuvas, as enchentes, os ventos podem bater com violência contra essa casa, e ela não cairá, pois foi alicerçada na rocha.
Comparou também os não praticantes de seus ensinamentos ao que constroem a sua casa sobre a areia. Vieram às chuvas, as enchentes, e os ventos bateram com violência contra aquela casa, e ela desabou, arruinando a todos.
            Vemos isso diariamente: Pessoas que constroem não somente casas, mas tudo o que diz respeito às suas vidas, sem planejamento, com imprudência, sem consultar a Deus em nenhum momento.Fazem tudo apenas de acordo com a sua vontade. 
Edificar a casa sobre a rocha significa ser um seguidor de Jesus, que ouve e coloca em prática tudo o que aprendeu de seu Mestre, agindo com obediência, que é o fundamento mais sólido para que possamos resistir às tempestades que a vida possa nos proporcionar. 
O Apóstolo Tiago em sua carta também nos exorta a sermos praticantes da Palavra: “Sede praticantes da Palavra e não simplesmente ouvintes, iludindo a vós mesmos”. Tg 1-22. Ouvir e não obedecer é enganar a si mesmo.
            Mais importante do que ouvir a Palavra de Deus é obedecê-la e colocá-la em prática. Só poderemos medir a eficiência daquilo que aprendemos pelos resultados que elas têm em nosso comportamento e atitudes. Colocamos realmente em ação tudo o que ouvimos ou estudamos sobre os ensinamentos de Jesus?
            Que possamos ser verdadeiros praticantes da Palavra, ajudando também os outros a que parem e pensem em que direção suas vidas estão seguindo. Que possamos apontar para nós mesmos e para as outras pessoas, as conseqüências de ignorar a mensagem de Cristo.
Quem persevera na Palavra, não sendo ouvinte negligente, mas praticante zeloso, será muito feliz em tudo o que empreender”. Tg 1-25. Só dessa forma conseguiremos ser a pessoa que poderá desfrutar da amizade de Deus e sermos participantes legítimos de Seu reino.
            Honra e glória somente a ti, Senhor!






Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics